banner novo

banner novo

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

Conteúdos: Área I - Ensino Fundamental




NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CP   FELIPE ROBERTO SEHN 
CARAZINHO - RS

ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA I – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias /Redação
(Língua Portuguesa, Literatura, Espanhol, Educação Artística e Redação)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Comunicação e Análise lingüística
  • Coerência e coesão.
  • Gêneros textuais
  • Leitura/produção de textos
  • Estruturas macro e micro.
  • Variantes lingüísticas
  • Compreensão do texto.
  • Gêneros literários.
  • Linguagem literária
  • Recursos expressivos
  • Linguagem verbal e não verbal.
  • Texto e discurso.
  • Gêneros textuais:
  • Texto publicitário
  • Texto de opinião
  • Narrativa fantástica (personagens, ambiente, foco narrativo, enredo, conflito, desfecho e tempo), história em quadrinhos, roteiro, relato de viagem, ficha mento.
  • Ler e interpretar textos com clareza e objetividade.
  • Grafar e reconhecer corretamente as palavras.
  • Letra do fonema
  •  Monossílaba
  • Dissílaba
  • Trissílaba
  • Polissílaba.
  • Encontro vocálico:
  • Hiato
  • Ditongo
  • Tritongo.
  • Encontro consonantal
  • Dígrafos.
  • Texto narrativo
  • Uma história com personagens.
  • Regras da acentuação gráfica
  • Monossílabos tônicos;
  • Oxítonas;
  • Paroxítonas;
  • Proparoxítonas;
  • Ditongos abertos;
  • Hiatos.
  • Os porquês nas orações: por que, por quê, porque e porquê
  • Colocação da palavra na oração através do significado correto
  • Classe gramatical de cada palavra na frase e no texto.
  • Substantivo na oração e suas classificações quanto: comum ou próprio, simples ou composto, abstrato ou concreto, primitivo ou derivado e o substantivo coletivo.
  • Adjetivo na oração.
  • Os artigos definidos e indefinidos
  • Os numerais: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários.
  • Os pronomes: pessoais, possessivos, indefinidos, tratamento, demonstrativos, relativos e interrogativos.
  • O verbo na oração e o tempo verbal.
  • Os advérbios: afirmação, negação,  dúvida, modo, intensidade,  lugar e  tempo.
  • As preposições
  • Análise sintática  das orações
  • Sujeito: simples, composto, indeterminado, inexistente ou oração sem sujeito.
  • Predicado: verbal, nominal ou verbo nominal.
  • Complementos verbais: objeto direto e indireto.
  • Aposto,vocativo, adjuntos adverbial e adnominal e os núcleos.
  •  
  • Comunicação e Análise lingüística da língua espanhola.
  •  
  • Gêneros textuais orais e escritos referentes às rotinas, descrições e relatos.
  • Aspectos morfossintáticos.
  • Estudo do léxico.
  • Aspectos fonéticos da língua espanhola.
  • Língua espanhola como ferramenta do diálogo e da promoção da paz entre povos e culturas.
  • A língua espanhola nos diferentes suportes e contextos.
  • Aspectos culturais da língua espanhola.
  • Representações culturais e artísticas das provas de língua espanhola.
  • Identificar personagens principais do texto.
  • Comparar o alfabeto espanhol com o português.
  • Identificar em textos os dias, meses e estações do ano.
  • Identificar personagens principais do texto.
  • Diferenciar a seqüência do tempo
  • Reconhecer os membros da família.
  • Reconhecer os numerais.
  • Identificar personagens principais do texto
  • Reconhecer os artigos
  • Identificar nomes de objetos diversos
  • Reconhecer os numerais.
  • Interpretar pequenos textos usando o dicionário de espanhol.
  • Utilizar estratégias de interpretação contextual de palavras desconhecidas.
  • Reconhecer diferentes frases relacionadas ao meio ambiente
  • Identificar pronomes pessoais
  • Reconhecer nomes de objetos escolares
  • Reconhecer os numerais.
  •  
  • A arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade
  •  
  • A arte da cultura popular
  • Conceito de figurativo e abstrato
  • Folclore: tempo de história e de tradição
  • A cor, ideias e conceitos.
  • Sons e movimentos
  • Artes visuais-onde nasceram e onde cresceram
  • Dança
  • Música
  • Cubismo
  • Arte no murro, arte no mundo                                          
  • Teatro
  • Futurismo e Dadaísmo
  • Hip-hop-Rap                                    
  • Modernismo
  • Expressionismo
  • O Realismo
  • A Abstração
  • O Dadaísmo
  • Novo realismo
  • Imagens: a arte dos retratos na história da arte
  • Fotografia ou arte