banner novo

banner novo

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

Conteúdos: Área II - Ensino Fundamental

NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CP
  FELIPE ROBERTO SEHN  
CARAZINHO - RS
   
ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA II : Matemática e suas tecnologias
  • Números naturais
  • Conceito de números naturais
  • Sequência numérica
  • Números romanos
  • Números arábicos
  • Ordens e classes
  • Adição de números naturais
  • Subtração, de números naturais
  • Multiplicação de números naturais
  • Divisão de números naturais
  • Diferentes representações dos números naturais
  •  Números inteiros
  • Números positivos e números negativos
  • Adição de números inteiros
  • Subtração de números inteiros
  • Multiplicação de números inteiros
  • Divisão de números inteiros
  • Potenciação e raiz quadrada
  • Propriedades da potenciação
  • Expressões numéricas
  • Números racionais
  • Revendo frações
  • Cálculo com números racionais
  • Potenciação com números racionais
  • Raiz quadrada
  • Grandezas e medidas
  • Medidas no dia a dia
  • Medidas de comprimento
  • Unidades de área
  • Unidades de volume
  • Unidades de massa
  • Cálculos de perímetros, áreas de superfícies planas e volumes de blocos retangulares
  • Geometria        
  • Conhecimento geométrico na realização da leitura, na representação da realidade e no agir sobre ela
  • Localização e movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação bidimensional
  • Características de polígonos (triângulos e quadriláteros)
  • Situações -problemas que envolvam noções geométricas (ângulo, paralelismo, perpendicularismo)
  • Noções geométricas (rigidez do triângulo, composição e decomposição de figuras na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano
  • Álgebra
  • Polinômios
  • Representações algébricas como generalização de propriedades
  • Expressões algébricas para generalizar situações de contextos diversos
  • Ideias sobre equações
  • Uso das equações
  • Resolução de situações problemas por meio de equações de 1º grau
  • Gráficos e tabelas
  • Informações apresentadas em tabelas
  • Informações apresentadas em gráficos de colunas, de setores ou de linhas
  • Uso de informações expressas nos diferentes tipos de gráficos ou tabelas para fazer inferências
  • Problemas apresentados em forma de tabela simples ou gráficos
  • Intervenção na realidade utilizando informações contidas em gráficos e tabelas
  • Noções de probabilidade
  • Problemas que envolvam a noção de probabilidade