Disciplina: História NEEJA
Componente: Ensino Fundamental
Professora: Bárbara Massmann
POR QUE DEVEMOS ESTUDAR HISTÓRIA
A
história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela
investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais.
Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto
ser que constrói seu tempo.
A
história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por
governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz,
por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais
remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição
humana de agente transformador do mundo.
Ao
estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso
nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a
ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do
presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar
ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”,
levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações
recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas,
questionadas, compreendidas e interpretadas.
A
história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela
deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de
construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
ATIVIDADES
DE FIXAÇÃO:
1. Podemos
definir a História como uma disciplina que estuda?
a. Acontecimentos
voltados para o presente.
b. Elementos
do passado, voltados para o estudo da natureza.
c. Acontecimentos
voltados para o passado dos seres humanos.
d. Elementos
do passado, voltados para o estudo geológico.
2. Conforme
o texto, como podemos utilizar os conhecimentos adquiridos do passado?
3. Marque
a opção que se melhor explica para que serve o estudo da História:
a. Para que possamos fazer
tudo da mesma forma que ocorreu no passado.
b. Para entender mais sobre os
animais que habitaram nosso planeta.
c. Para compreender como os
homens viviam somente na Pré-História.
d. Para entender como os
homens viviam nossos antepassados durante determinado período histórico.
QUEM FAZ A HISTÓRIA
TODOS NÓS SOMOS SUJEITOS HISTÓRICO, por tanto todos nós fizemos história. Porém, estudar as experiências humanas vividas ao longo do tempo é parte do trabalho do historiador.
O historiador trabalha com
temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria,
ocorreram a muito tempo antes do seu nascimento, e sua função é interpretar
estes acontecimentos históricos e transformá-lo em conhecimento para as novas
gerações.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
4. Como é
se chama o profissional que estuda e trabalha com a História? Qual é o seu
objetivo?
5. Explique
a seguinte afirmação “Todos nós somos sujeitos históricos”.
COMO PODEMOS DIVIDIR O ESTUDO DA HISTÓRIA
A divisão da História consiste na divisão cronológica dos acontecimentos estudados em cinco fases. Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos (sempre focados no desenvolvimento humano e de suas relações), o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina. Observe o esquema dos períodos históricos:
É
importante considerarmos que essa classificação é uma definição realizada por
historiadores modernos com intuito de facilitar o estudo e o ensino da História
por uma perspectiva cronológica (Linha do Tempo).
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
6. Para
que serve a divisão da História em uma linha do tempo?
a. Apenas
para decorar a sequência dos períodos.
b. Para
compreensão e análise dos eventos históricos.
c. Para
deixar os eventos organizados.
d. Apenas
para sabermos os nomes destas cinco fases.
7. Observe
com atenção apenas a Linha do Tempo Histórica e responda:
a. Qual
período da História estamos vivendo no ano 2021? _________
b. Qual
acontecimento importante ocorrido fez a Pré-História finalizar e iniciar a
Idade Antiga? _____________
c. Como
chamamos a quarta fase da linha do tempo? ________________
d. Quando
iniciou a Idade Média? ____________
GABARITO:
1C, 3D, 6B, 7a. Contemporânea, 7b. Surgimento da escrita,
7c. Idade Moderna, 7d. 476 d.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário