ÁREA I – ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
PROFESSORA – Vânia Maria Tavares Ferreira
Leia o texto que segue para responder às questões.
“A velha contrabandista
Stanislaw Ponte Preta (1923-1968
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela
passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da
lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar
da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da
Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim
pra ela:
– Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse
saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os
outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
– É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a
velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal
esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha
que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia
atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia
com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte,
quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra
vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia,
uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou
a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
– Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço.
Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a
senhora é contrabandista.
– Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a
lambreta, quando o fiscal propôs:
– Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não
apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o
contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
– O senhor promete que não “espáia”? – quis saber a velhinha.
– Juro – respondeu o fiscal.
– É lambreta.
(Primo
Altamirando e elas, 1975.)
1.Na
crônica, a velhinha é caracterizada, sobretudo, como
a) distraída.
b) agressiva.
c)
astuta.
d) mentirosa.
e) atrapalhada.
2.
Pode ser flexionado quanto a gênero (feminino, masculino) o seguinte termo:
a)
“fiscal”.
b) “maldito”.
c)
“lambreta”.
d)
“nada”.
e)
''desconfiar”.
3.
Em “Muito encabulado, ordenou à
velhinha que fosse em frente.” (6° parágrafo), o termo destacado pode ser
substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
a)
rancoroso.
b)
entusiasmado.
c)
hesitante.
d) envergonhado.
e)
autoritário.
4.
O que a velhinha carregava dentro do saco, para despistar o guarda?
5.
O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
6. Leia o quarto parágrafo e responda:
Quando
o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de
dentes ele se referia?
7.
O fiscal convenceu-se da “inocência” da velhinha, após verificar que no saco só
tinha areia? Justifique sua resposta
escrevendo:
a)
o que ele pensou;
b)
o que ele fez depois.
8.
Explique com suas palavras qual foi o truque a velhinha ara enganar o fiscal.
09.
Se você fosse ...
a)
... um promotor, que acusações faria contra a velhinha?
b)
... um advogado, como defenderia a velhinha?
10.
A história foi narrada na linguagem culta ou popular? Aponte elementos que
justifique sua resposta.
II PARTE: Redação:
Sugestões
para a redação, que deverá ser escrita no mínimo (25) linhas, máximo (35)
linhas.
1. Continuando a história
Imaginem
o que a velhinha fez depois que revelou o segredo ao fiscal. Escrevam uma
continuação ainda mais surpreendente que a do autor no final.
2. Hipóteses fantásticas
Abaixo
há três hipóteses. Escolham uma delas para criar uma história. Pode ser surrealista
(estranha) ou engraçada, com situações inéditas. Não se esqueçam de lhe dar um
título sugestivo.
•
O que aconteceria se ...
a)
... a velhinha, na verdade, fosse um extraterrestre?
b)
...a velhinha acordasse no “xilindró” (cela da prisão)?
c)
... a velhinha fosse um fiscal disfarçado, só para testar a honestidade dos
fiscais da Alfandega?
LITERATURA
Olá estudantes! Seguem algumas características do período literário conhecido como Romantismo no Brasil.
O Romantismo (seculo
XIX) é o período literário que veio depois do Arcadismo (século XVIII) e é
dividido em três fases: Primeira Geração (Indianismo), Segunda Geração
(Ultrarromantismo) e Terceira Geração (Condoreirismo). De modo geral, o
Romantismo é caracterizado pela subjetividade, pela emoção, pelo
sentimentalismo e pelo lirismo (à grosso modo, tudo isso é a mesma coisa). Ou
seja: os escritores românticos escreviam de modo mais emotivo e sentimental,
explorando as emoções e o drama humano. A primeira fase dá destaque ao
nacionalismo e ao índio (símbolo brasileiro), a segunda fase explora o drama
humano, investigando o próprio "eu" (é uma fase mais dramática e
depressiva) e a terceira fase explora a temática social.
Primeira Geração (Indianismo)
No século XIX, o Brasil finalmente deixou de ser
colônia de Portugal e conquistou a sua independência. Sendo assim,
surgiu o desejo de fazer com que a nossa produção literária ficasse, de fato,
mais "brasileira", afastando-se da literatura europeia e ganhando
características mais próprias, ou seja: ficando mais nacional. Afinal, o Brasil
agora é independente e precisa de uma literatura própria, precisa construir a
sua cultura. Surgiu, então, a primeira fase do Romantismo, que era o Indianismo (Primeira
Geração), que tinha como característica valorizar e exaltar tudo o que o Brasil
tinha de bom: exaltação do índio (daí vem o nome
"indianismo"), da natureza, da liberdade,
além da presença do forte espírito patriótico (nacionalismo ufanista).
Destacam-se nesse período: Gonçalves Dias (que escreveu Canção
do Exílio, I-Juca-Pirama e Os Timbiras)
e Gonçalves de Magalhães (que escreveu Suspiros
Poéticos e Saudades, obra que iniciou o Romantismo no Brasil).
Exemplo de texto indianista:
Canção do Exílio
(Gonçalves Dias)
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá
Nosso céu tem mais estrelas
Nossas várzeas tem mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida mais amores
Esse poema foi escrito quando o poeta estava em Portugal. Portanto, o
poema retrata a saudade do Brasil, exaltando suas características (palmeiras,
sabiá, várzeas, flores, bosques, etc).
Na prosa, quem se destacou foi José de Alencar, que era um
romancista "completo": escreveu romances históricos, indianistas,
urbanos e regionalistas. É o autor de Iracema, grande obra do
período.
Também podemos destacar Joaquim Manoel de Macedo (autor
de "A Moreninha") e Manuel Antônio de Almeida (autor
de "Memórias de um Sargento de Milícias").
Segunda Geração (Ultrarromantismo)
O Ultrarromantismo é a segunda
fase do Romantismo e é caracterizado pela influência do poeta britânico George
Byron, que aborda temas depressivos e pessimistas, como a morte, a dor, o amor
não correspondido, o tédio, a tristeza profunda, o individualismo, o
saudosismo, o excesso de sentimentalismo, entre outros. Por isso, essa geração
de poetas é conhecida como "Mal do Século". No Brasil, os
principais autores foram: Álvares de Azevedo, Casimiro de
Abreu e FagundesVarella. Os poetas eram ultrarromânticos,
ou seja: eles eram "ultrasentimentais", "ultraemotivos",
"ultrasubjetivos". Isso significa que eles eram bem emotivos e
sentimentais.
Veja, agora, um trecho de um texto
ultrarromântico.
Cântico do
Calvário
(Fagundes Varela)
Mas não! Tu dormes no infinito seio
Do Criador dos seres! Tu me falas
Na voz dos ventos, no chorar das aves,
Talvez das ondas no respiro flébil!
Tu me contemplas lá do céu, quem sabe,
No vulto solitário de uma estrela,
E são teus raios que meu estro aquecem!
Pois bem! Mostra-me as voltas do caminho!
Brilha e fulgura no azulado manto,
Mas não te arrojes, lágrima da noite,
Nas ondas nebulosas do ocidente!
Brilha e fulgura! Quando a morte fria
Sobre mim sacudir o pó das asas,
Escada de Jacó serão teus raios
Por onde asinha subirá minh'alma.
Terceira Geração
(Condoreirismo)
O Condoreirismo foi a terceira fase do Romantismo e
tinha como característica a questão social: abolicionismo da escravidão,
liberdade, republicanismo. O abolicionismo foi um tema de destaque nesse
período, sendo bem explorado por Castro Alves (conhecido como o "poeta dos
escravos"), que escreveu Navio Negreiro e Espumas Flutuantes.
"Condoreirismo" vem de
"condor", uma ave que tem uma visão ampla. Portanto, os escritores do
período também agiam como condores, pois tinham uma visão ampla e conseguiam
enxergar a realidade social e seus problemas. Outra característica é que o amor
é realizado: o homem não fica mais idealizando sua musa inatingível (como
ocorria antes), não ocorre mais o "amor platônico". Dessa vez, a
mulher é algo muito mais real e a poesia é muito mais erótica.Essa fase já
começa a apresentar alguns elementos de transição para os próximos períodos da
Literatura Brasileira: o Realismo e o Naturalismo.
LÍNGUA INGLESA ENSINO MÉDIO PROFESORA :ROSIMAR OLIVEIRA
1) Selecione a forma correta para preencher as frases:
A) I _____
Brazilian and I live in Curitiba.
B) _____ you talking to
me?
C) What _____ Sheila doing?
D) My dog
_____ playing in the garden.
E) The
doors _____ closed.
2) Analise e selecione as formas corretas para completar
as frases:
A) I
_____ from England and Erika _____ from Japan.
B) My friend _____ a doctor and my brothers _____ lawyers.
C) _____
Kelly crying or _____ Phillip?
D) My
mother _____ making a party and Susan and Gregory _____ invited to join.
E) It
_____ raining outside, but the kids _____ playing there, while I _____ here
inside.
3) Passe as frases para a forma negativa (use as formas
contraídas):
A) Kevin is playing soccer
B) Deborah and Clark are getting engaged.
C) I am planning my future.
D) The girls are
studying English.
E) The houses are all painted in blue.
4) Passe as frases para a forma interrogativa:
A) I am correct about it.
C) The cellphone is brand new.
D) Antonina city is really beautiful.
GABARITO DAS QUESTÔES OBJETIVAS.
Questão nº01
a) am b) are c) is
d) is e) are
Questão nº02
a) am-is b) is-are c) is-is
d) is-are e) is-are-am
Nenhum comentário:
Postar um comentário