PROFESSORA: SANDRA CARPES
MATÉRIA: LINGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano)
LEIA CADA
TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES, CONFORME A SEQUÊNCIA DOS MESMOS.
TEXTO 1
O LEÃO E
O RATINHO
Um leão, cansado de
tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos
passear em cima dele e ele acordou.
Todos os ratinhos
conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o
ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse
embora.
Algum tempo depois, o
leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a
floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o
ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação
ganha outra.
Fonte: Ler e escrever:
livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.
1 – O leão conseguiu se
soltar da rede dos caçadores por que:
(A) prendeu o ratinho
com a pata.
(B) desistiu de esmagar
o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir
embora.
(D) o ratinho roeu as
cordas.
2 – A fábula “O leão e
o ratinho” quer:
(A) ensinar o leitor,
com diferentes situações.
(B) descrever as
relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes
segredos ao leitor.
(D) contar sobre a fuga
do leão.
3 – A expressão que
apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula é:
(A) “Todos os ratinhos
conseguiram fugir”.
(B) “roeu as cordas e
soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O leão ficou preso
na rede de uns caçadores”.
TEXTO 2
FICO
ASSIM SEM VOCÊ
Avião sem asa, fogueira
sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que
ser assim
Se o meu desejo não tem
fim
Eu te quero a todo
instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim
[...]
CALCANHOTO, Adriana.
Fico assim sem você. Disponível em:
https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.
4- O texto que você
acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que:
(A) é uma composição
poética em versos.
(B) é uma narrativa
curta em prosa.
(C) há predomínio de
palavras usadas no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos
resultantes de pesquisas científicas.
TEXTO 3
APAGÃO EM
ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS ESTRELAS
Pouca gente ouviu falar
de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de
astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que
perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou
a noite.
A poluição luminosa é
causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o
problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia
mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por
alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos
da morte de Albert Einstein.
Revista O Globo, Rio de
Janeiro.
5-Da leitura do texto
pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
(A) pelo brilho intenso
das estrelas.
(B) pela pouca iluminação
de algumas cidades.
(C) pelo excesso de
iluminação urbana.
(D) pela perda do
frescor dos astros.
6- De acordo com o
texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque:
(A) dificulta a
iluminação urbana.
(B) ilumina excessivamente
a cidade.
(C) impede a plena
observação das estrelas.
(D) torna a noite ainda
mais escura.
7- A questão central
tratada no texto é a:
(A) economia de
energia.
(B) beleza das
estrelas.
(C) pesquisa dos
astros.
(D) poluição luminosa.
8- A finalidade desse
texto é:
(A) informar a
preocupação dos astrônomos.
(B) denunciar os
perigos de um apagão.
(C) alertar sobre o
consumo de energia.
(D) valorizar o excesso
de iluminação urbana.
9- O texto lido
trata-se de:
(A) crônica.
(B) notícia.
(C) carta ao leitor.
(D) redação escolar.
TEXTO 4
COMO É
FEITO O CHICLETE?
Primeiro se faz uma
mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são
incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais,
que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor.
Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de
açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só
embrulhar.
Recreio, n. 516, p. 5.
10- A finalidade desse
texto é:
(A) informar como o
chiclete é feito.
(B) descrever as
características do chiclete.
(C) enumerar os
produtos de que é feito o chiclete.
(D) apresentar os
ingredientes do chiclete.
TEXTO 5
UM SACO
PLÁSTICO COM ÁGUA REALMENTE AFASTA MOSCAS?
Afasta sim. Na verdade,
um saco cheio de água funciona como um excelente repelente não apenas para
moscas, mas contra qualquer inseto que voe. Isso acontece porque os bichinhos
percebem o objeto como se fosse um espelho e mudam a trajetória de seu voo. Ao
entrar em um lugar qualquer e topar com o saco cheio de água, a mosca vê sua
imagem refletida no líquido. Aí, por instinto ou mesmo por susto, ela para e
sai do ambiente. [...]
A comprovação
científica desse antigo hábito popular surgiu quando alguns pesquisadores da
USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o tal saco d’água para
afugentar os insetos. Intrigados, eles decidiram fazer vários testes com a
mosca doméstica (Musca domestica) para comprovar se havia ou não fundamento
naquela prática. Não deu outra: depois de uma série de medições, os cientistas
publicaram trabalhos em revistas acadêmicas especializadas validando a receita
do povão, cerca de seis anos atrás.
Mundo estranho, n. 21.
Editora Abril.
11- A questão central
tratada no texto é:
(A) cientistas fabricam
repelentes com saco plástico.
(B) saco plástico com
água afasta moscas.
(C) moscas não gostam
de espelhos.
(D) moscas se assustam
com sacos plásticos.
TEXTO 6
Seu corpo é uma máquina
extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário um bocado de
atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por ano,
durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar! Dois terços do corpo são
compostos de água. Esta é eliminada (alguns copos por dia) pelo suor e por idas
ao banheiro, precisando ser reposta regularmente. Na realidade, é possível
sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você duraria apenas alguns
dias. A água também colabora para que você tenha um aspecto saudável e é
extremamente benéfica para o organismo, pois em sua passagem pelo corpo ela
carrega todos os venenos (toxinas) consigo, que são eliminados com a água pelo
suor e pela urina. Procure beber diversos copos de água por dia.
RUGEN, Samanta. Coisas
que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 8.
12- Segundo o texto:
(A) a água colabora
para a pessoa ter uma aparência saudável e para a eliminação de toxinas.
(B) é necessário que a
pessoa tome pelo menos 2 litros de água por dia.
(C) o corpo humano é
comparado a uma máquina, por isso precisa de água.
(D) é possível
sobreviver sem comida, mas não é possível sobreviver sem água.
GABARITO
1D; 2A; 3C; 4A; 5C; 6C; 7D; 8A; 9B; 10A; 11A; 12A;
|
Língua Inglesa
/Ensino Fundamental
Professora Rosimar
Oliveira
SAUDAÇOES-GREETINGS
·
Hi! – Oi
·
Good
morning/afternoon/evening! – Bom dia/Boa tarde/Boa noite!
·
Hello, what’s your name? – Olá, qual o seu
nome?
·
Nice to meet you! – Prazer em lhe
conhecer!
·
Welcome! – Bem vindo!
·
Hey, what’s up? – E aí?
·
How are you?/How are you
doing? –
Como você está?
·
What’s new? – Quais são as novidades?
·
It’s been a long time! – Há quanto tempo!
·
I’m fine, thanks. How
about you? –
Estou bem, obrigada. E você?
·
I’m not so good. – Não estou muito
bem.
Por fim, podemos usar
palavras e expressões para a despedida:
·
Have a nice day! – Tenha um bom dia!
·
Good night! – Boa noite! (note que as
formas de dizer “boa noite” na chegada e na saída são diferentes.)
·
See you./See you later. Até logo.
·
Bye! – Tchau!
·
Take care! – Se cuida!
·
Pleased to meet you. – Foi um prazer.
Artes Ensino Fundamental
Professora Natália Cabral
Sequência didática nº1 Conteúdo:
Linguagens artísticas
O que é arte?
Arte- vem do termo latim “ ars”, significa
técnica ou habilidade, pode ser entendida como a atividade humana ligada às
manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma
grande variedade de formas, tais como:
Arquitetura, desenho, pintura, instalações, performances,
escrita, música, teatro, cinema.
Quais são as
linguagens artísticas?
Existem 4 principais linguagens artísticas, são
elas: Artes visuais, música, teatro e dança.
Cores, o que são
cores?
A cor é apenas uma reflexão da luz de um
objeto que chega aos nossos olhos, sendo decodificado em nosso cérebro,
interpretando como uma cor, ou seja, a cor de um objeto pode ser modificada sem
precisar pintá-lo, podemos notar uma diferença de cor no objeto, ao expôr o
objeto à uma luz de cor diferente. EX: um objeto amarelo + luz azul= objeto
fica verde.
Experiência rápida
Pegue seu celular ou computador e pesquise no Google:
Vermelho, após isso, abra em tela inteira uma imagem em que o vermelho seja bem
vivo, apague sua luz e fique no escuro, agora, coloque uma caneta transparente
em frente a tela do computador ou celular e perceba se foi possível observar
mudança de cor, se tiver interesse, coloque outros objetos na frente e
divirta-se!
Obs: se possuir papel celofane em casa,
coloque em frente a lanterna do celular, em luzes coloridas é mais nítido a
mudança de cor, pode ser uma led colorida (caso você possua) ou pisca-pisca
colorido ( aquela luz natalina mesmo). ATIVIDADES
1.
São linguagens das artes: I- música e performance
II-
pintura e escultura
III-
artes visuais e teatro
IV-
técnica ou habilidade em algo
a.
todas alternativas corretas
b.
I e II estão corretas
c.
I e III estão corretas
d.
I, II e III estão corretas
2.
Assinale a alternativa incorreta
a.
Arte vem do Grego “Ars”
b.
“Ars” significa técnica ou habilidade
c.
Existem 4 principais grupos de linguagens
d.
A cor é o reflexo da luz no objeto
3.
O que são cores?
4.
É possível alterar a cor de um objeto sem precisar
pintá-lo?
5.
Cite 3 formas de arte:
GABARITO
QUESTÃO
1 |
LETRA “D” |
QUESTÃO
2 |
LETRA
“A” |
QUESTÃO
3 |
Reflexão
da luz de um objeto que chega aos nossos olhos |
QUESTÃO
4 |
SIM |
QUESTÃO
5 |
QUALQUER 3 DESTAS: Arquitetura,
desenho, pintura, instalações, performances, escrita, música, teatro, cinema. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário