NEEJA
FELIPE ROBERTO SEHN
Área
I – Língua Portuguesa
Professora:
Vânia Maria Tavares Ferrreira
MORFOLOGIA:
RETOMADA DOS SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS
Substantivos
primitivos devem ser entendidos sob o prisma da formação
das palavras, pois eles possuem radicais diretamente importados das
línguas-mães, não apresentam afixos e, em vista disso, são capazes de dar
origem a outros termos, os quais são chamados de derivados.
O
caráter nominal dos substantivos propicia a essa classe
exercer diversas funções sintáticas, como de sujeito, predicativo, adjunto,
entre outros. É importante observar que, no que toca à estrutura, os
substantivos podem ser, ainda, simples ou compostos e, no que se refere à
extensão ou abrangência, figuram comuns ou próprios, concretos ou abstratos,
coletivos.
O que é substantivo primitivo?
Inicialmente,
deve-se saber que substantivo é a classe gramatical responsável por
nomear os seres em geral, como objetos, pessoas, lugares, qualidades,
acontecimentos, fenômenos da natureza, entre outros. Essa função de imputar
formas fonéticas e gráficas ao que cerca as pessoas leva ao questionamento
sobre as palavras serem ou não as primeiras de seu campo semântico.
Com
base nisso, nasce o conceito de substantivos primitivos, o qual se
pauta na ideia de que eles são os primeiros que surgem em relação aos
demais da mesma classe gramatical. Portanto, são responsáveis por emprestar
seus radicais (partes que carregam o sentido, elementos não fragmentados) às
palavras que compartilham com eles alguns aspectos.
Os substantivos primitivos podem dar origem a
diversos outros por meio de derivação.
Uso do substantivo primitivo
Não
só o substantivo primitivo mas também o derivado desempenham determinadas funções sintáticas. Observe-as:
·
Sujeito:
uma ou mais palavras que, além de orientarem como o verbo deve ser conjugado (concordância verbal), são responsáveis por
identificar o ser a respeito do qual se expõe algo.
Exemplo: A casa ruiu.
·
Objeto direto: termo da oração que, ao
vincular-se ao verbo transitivo direto (aquele que não é acompanhado por preposição), completa o sentido do verbo,
representando o alvo, o destinatário, o resultado, o paciente.
Exemplo: Eu comi carne.
·
Objeto indireto: termo da oração sempre
precedido por preposição e que adiciona uma informação ao verbo transitivo
indireto.
Exemplo:
O empregador pagou o salário aos empregados.
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·
Predicativo:
termo que, intermediado pelo verbo, estabelece uma conexão com o sujeito ou com
o objeto a fim de qualificá-lo, caracterizá-lo.
- do sujeito:
Exemplo:
Maria é professora.
- do objeto:
Exemplo:
Eram capazes de chamar-me sacristão.
·
Complemento nominal: termo que se vincula
a substantivos abstratos, adjetivos e advérbios de maneira a tornar o
sentido deles completos.
Exemplo: A jornalista apresentou denúncia contra o político.
·
Adjunto adverbial:
termo que se associa ao verbo para determinar uma circunstância.
Exemplo:
Ele cortou a mão com uma faca.
·
Agente da passiva: ocorre quando há voz
passiva, ou seja, quando há uma mudança de posição entre o sujeito e o objeto.
Nesse sentido, o agente da passiva é o que pratica a ação verbal.
Exemplo:
Voz ativa A chuva estragou o telhado.
Sujeito agente Objeto
Voz passiva O telhado foi estragado pela chuva
Sujeito paciente Agente da passiva
·
Aposto: elemento empregado para explicar,
enumerar, resumir ou especificar um termo. Exemplo: As duas, mãe e filha,
participaram da festa.
·
Vocativo: termo utilizado para marcar o
nome ou outra forma de tratamento numa interlocução direta.
Exemplos: Ana, faça a tarefa!
Garçom,
por favor, um copo d´água.
·
Adjunto adnominal:
termo utilizado para especificar o núcleo do nome presente em diversas funções
sintáticas, como sujeito, objeto, adjunto adverbial, agente da passiva, entre
outros.
Exemplo:
As iluminarias da Turquia são belas.
Há
que se observar que os substantivos primitivos, além de exercerem esses papéis
sintáticos, emprestam seus radicais para que novas palavras sejam
construídas, conforme se constata a seguir:
Substantivos primitivos |
Substantivos
derivados |
Terra |
Terreno |
Bom |
Bondade |
Prefeito |
Prefeitura |
A
distinção entre substantivos primitivos e derivados é observada por meio
das formações e estruturas presentes em cada um deles. Assim, há
que se perceber que, nos primeiros, o radical, seja de origem grega, seja de
origem latina, no caso da língua portuguesa, é o único elemento que permanece,
independentemente de ter sofrido alterações no decorrer do tempo.
Diante
disso, constata-se que a perpetuação de afixos não ocorre. Tal configuração não
se manifesta nos segundos, pois eles, além de já terem um radical incorporado
de uma palavra do mesmo idioma, são envolvidos por prefixos e sufixos.
Exemplo:
·
Palavra primitiva à livro (origem
latina, libru). Perceba que o radical sofreu uma modificação de
libr- para livr-, mas não houve acréscimo de afixos.
·
Palavra derivada à livraria =
livr + aria.
Tipos de substantivo
·
Comum:
identifica, de maneira geral, os seres de uma espécie, os objetos, os
acontecimentos naturais, as abstrações.
Exemplos:
carro, carinho, chuva.
·
Próprio:
relativo a um ser determinado.
Exemplos:
João, São Francisco (nome da cidade)
·
Simples:
contém apenas um radical.
Exemplos:
maçã, óculos, placa.
·
Compostos:
há dois ou mais radicais no corpo da palavra.
Exemplos:
guarda-chuva, bem-te-vi, aguardente (água + ardente).
·
Concreto:
nomeia seres de existência própria, independentemente de estarem inseridos num
plano real ou imaginário.
Exemplos:
apontador, fada (entidade), Fortaleza (cidade), Anvisa (instituição).
·
Abstrato:
expressa qualidades, sentimentos, ações, sensações, estados.
Exemplos:
ambição, gula, choro, alegria, velhice, frio.
1 Escolha a alternativa
que não apresenta um substantivo primitivo:
A)
Jardim
B)
Ódio
C)
Marinheiro
D)
Bruxa
2 Analise as
considerações a seguir e marque a alternativa correta:
A)
Se o substantivo é primitivo, não há possibilidade de que ele também seja
comum.
B)
Os substantivos derivados dão origem aos primitivos.
C)
Substantivos primitivos não podem desempenhar a função sintática de adjunto
adnominal nas orações.
D)
A diferença entre substantivos primitivos e derivados reside na formação e
estrutura de cada uma dessas subclasses gramaticais.
Resolução
1 C, pois a palavra primitiva é “mar”.
2 D. Nada impede que um substantivo primitivo seja comum e desempenhe a função de adjunto adnominal. Além disso, houve uma inversão na alternativa B e uma normalização equivocada na alternativa E.
Exemplo disso são os autores de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor, onde há tradições fortes
de literatura em outras línguas que não o português. Ao mesmo tempo, com a
recente adoção do português como língua oficial pela Guiné Equatorial, este
país não produziu coisa alguma em português, sendo que boa parte de sua
produção literária está em língua espanhola, e pior, permanece na sua
totalidade ainda não traduzida para o português. Ao mesmo tempo, a língua
portuguesa está espalhada pelo globo, e não apenas contida dentro da entidade
política conhecida como país. Assim, há importantes escritores dentro das
letras portuguesas em Goa, estado indiano, Galiza, parte integrante do estado
espanhol, Macau, território especial chinês, e ainda encontramos tradições
literárias históricas no Sri Lanka, Malásia, Indonésia, Índia, ilhas do Caribe
holandês e mesmo na Guiné Equatorial.
Leia a
seguir o texto informativo sobre o autor e o poema e responda as questões
José João
Craveirinha Cidadão da Resistência antifascista, moçambicano, esteve preso
durante 4 anos por lutar contra o colonialismo na sua pátria. Escritor de
poemas e contos, homem de extraordinária humildade, gostava de se dizer
aprendiz de poeta.
Nasceu a
28 de maio de 1922, na então Lourenço Marques (Maputo), e faleceu a 6 de
Fevereiro de 2003 em Joanesburgo, África do Sul. A sua família partiu para
Moçambique em 1908, e José Craveirinha iria nascer no bairro da Mafalala e
estudar na escola .Filho de um algarvio de Aljezur que fazia versos, aos 8 anos
de idade José Craveirinha recitava Camões. Ainda adolescente, começou a
frequentar a Associação Africana. Pelos vinte anos iniciou a sua carreira como
jornalista no “O Brado Africano”, e a partir daí colaborou em diversos órgãos
de informação, em Moçambique.
Fez
campanha contra o racismo no Jornal Notícias, onde trabalhava. Teve um papel importante
na vida da Associação Africana, na década de 50, e foi seu presidente. Em 1958,
começou a trabalhar, também, na Imprensa Nacional, mas continuou no Notícias
até à fundação do jornal A Tribuna, em 1962.
Entre
1964 e 1968, José Craveirinha esteve preso pela PIDE. Militante da FRELIMO,
envolvido na luta pela independência de Moçambique, já era poeta publicado
quando a PIDE o acusou de actividades subversivas e o mandou para a prisão
durante 4 anos, em dois processos que envolveram também Malangatana e Rui
Nogar.
Foi o
primeiro presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Escritores
Moçambicanos, entre 1982 e 1987.
Iniciou-se
cedo na escrita literária, mas a sua poesia demorou a ser publicada. Em Lisboa,
a primeira obra a surgir foi Xigubo, em 1964, editada pela Casa dos Estudantes
do Império. A partir de determinada altura, a consciência política do autor
passou a refletir-se em obras como O Grito e O Tambor.
A sua
obra é fortemente marcada por um carácter popular e moçambicano. Assume na poesia
a sua oposição ao colonialismo e ao regime de Salazar. Juntamente com Noémia de
Sousa, sua companheira, sua musa inspiradora e também ela poeta, criou o
movimento Negritude, influenciado pelo neo-realismo português. A exaltação dos
valores africanos contra o racismo da metrópole era o ponto comum das suas
produções intelectuais.
Os seus
tempos de cárcere serão recordados em Cela 1, livro de poesia lançado em 1980,
dezasseis anos depois de o ter escrito.
Vice-presidente
do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, escritor galardoado com o prémio
“Vida Literária” da Associação de Escritores Moçambicanos, foi homenageado no
dia 28 de maio de 2002, na sequência da iniciativa do governo moçambicano em
consagrar o ano de 2002 a José Craveirinha.
Agora leia o poema
Tambor está velho de gritar
Oh velho Deus dos homens
deixa-me ser tambor
corpo e alma só tambor
só tambor gritando na noite quente dos trópicos.
Nem flor nascida no mato do desespero
Nem rio correndo para o mar do desespero
Nem zagaia temperada no lume vivo do desespero
Nem mesmo poesia forjada na dor rubra do desespero.
Nem nada!
Só tambor velho de gritar na lua cheia da minha terra
Só tambor de pele curtida ao sol da minha terra
Só tambor cavado nos troncos duros da minha terra.
Eu
Só tambor rebentando o silêncio amargo da Mafalala
Só tambor velho de sentar no batuque da minha terra
Só tambor perdido na escuridão da noite perdida.
Oh velho Deus dos homens
eu quero ser tambor
e nem rio
e nem flor
e nem zagaia por enquanto
e nem mesmo poesia.
Só tambor ecoando como a canção da força e da vida
Só tambor noite e dia
dia e noite só tambor
até à consumação da grande festa do batuque!
Oh velho Deus dos homens
deixa-me ser tambor
só tambor!
Questões
1) Como a musicalidade esta expressa no poema ? Comente.
2) No poema o autor opõem ideias sobre o quer se e o que não quer ser.
a) O que o eu lírico quer ser?
b) o que o eu lírico não quer ser?
3) O que representa o tambor para a
cultura africana e especificamente dentro do contexto do poema ?
4) O desejo de ser um tambor revela,
por parte do eu lírico, uma dimensão, ou ideia, pessoal ou coletiva? Explique
com elementos do texto.
LÍNGUA INGLESA ENSINO MÉDIO
Pronomes Pessoais em Inglês pronomes pessoais em inglês (personal pronouns) são usados para indicar pessoas, lugares e objetos nas frases. Além dessa classificação, os pronomes em inglês também podem ser:
·possessivos (possessive pronouns)
·demonstrativos (demonstrative pronouns)
·reflexivos (reflexive pronouns)
·indefinidos (indefinite pronouns)
·relativos (relative pronouns)
·interrogativos (interrogative pronouns)
Classificação dos personal pronouns
Os pronomes pessoais em inglês são classificados em:
Subject Pronouns: equivalentes aos pronomes pessoais do caso reto em português, eles funcionam como sujeitos que praticam a ação verbal. Normalmente, surgem no início da frase antes de verbos ou preposições. Em relação ao grau, eles são utilizados no singular (I, you, he she, it) e no plural (we, you, they). Possuem três gêneros: masculino, feminino e neutro. O gênero neutro refere-se a lugares, animais, objetos, sentimentos, ideias, etc. Observe abaixo a tabela de pronomes que funcionam como sujeitos.
Subject Pronoun |
Tradução |
I |
eu |
You |
você, tu |
He |
ele |
She |
ela |
It (neutro) |
ele, ela |
We |
nós |
You |
vocês, vós |
They |
eles, elas |
Object Pronoun |
Tradução |
Me |
me, mim, comigo |
You |
te, ti, lhe, você, contigo |
Him |
ele, lhe, o, lo, no |
Her |
ela, lhe, a, la, na |
It |
ele, ela, o, a, lhe, lo, la, no, na |
Us |
nós, nos, conco |
You |
vocês, convosco, lhes, los, nos, os, as |
Them |
eles, elas, os, as, los, las, nos, nas,
lhes |
Artes Ensino Médio
Professora Natália Cabral
Sequência didática nº 1
Conteúdo: Arte moderna
Vamos nos orientar no tempo-espaço? você já ouviu falar em
arte moderna? Sabe em que ano ela estourou no Brasil? A arte moderna estourou
no Brasil nos anos 20, tendo sua primeira exposição em 1913, onde o Artista
lituano Lasar Segall expôs suas obras na cidade de São Paulo, você pode pensar
que esse cara aí foi o pioneiro da arte moderna no Brasil, mas NÃO, o pioneiro,
ou melhor A pioneira da arte moderna no Brasil foi a paulista Anita Malfatti,
em uma exposição nada convencional de arte moderna, a artista foi duramente
criticada em sua época, uma das mais duras críticas que ela recebeu veio do
escritor Monteiro Lobato, que na época chegou a chamá-la de LOUCA em periódicos
nacionais, nanananana por essa eu não esperava hein seu Lobato! Desmerecendo
uma mulher, que feio! E o motivo disso tudo? Anitta pensava a sua frente e
trazia para o Brasil algo novo, algo que o mundo estava começando a ver, Anitta
foi uma mulher muito inteligente e pensando na época em que ela arriscou fazer
uma exposição de arte moderna, ela também foi muito corajosa, pensemos o
seguinte: Atualmente as mulheres ainda sofrem represálias, não somente no mundo
das artes, como em outras profissões também.
A Arte moderna surgiu
após a criação da câmera fotográfica, pense o seguinte: antes de existir câmera
fotográfica as obras de arte retratavam as coisas de forma quase perfeita, toda
pintura ou manifestação artística era produzida com a intenção de reproduzir
tudo o mais próximo da realidade, só que, inventaram a câmera, então essa
obrigação de reproduzir a realidade acabou, com isso surgiu o movimento
modernista, agora os artistas estão livres para pintarem suas obras, isso
resultou em obras com altos questionamentos sociais e a descaracterização da
realidade.
Vamos olhar as obras
polêmicas da Anita Malfatti?
A boba:
O homem Amarelo
ATIVIDADES
1.
Em que ano houve a primeira
exposição de arte moderna no Brasil?
2.
Quem foi a pioneira da arte
moderna no Brasil?
3.
Em que ano Anita Malfatti Fez
sua primeira exposição de arte moderna no Brasil?
4.
Quando surgiu a arte moderna?
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