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O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM - ÁREA I

NEEJA FELIPE ROBERTO SEHN

ÁREA I – LÍNGUA PORTUGUESA            ENSINO MÉDIO

PROFESSORA: Vânia Maria Tavares Ferreira

 

Leia o texto para responder às  questões.

 

GERAÇÃO  DO CELULAR

          O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.

            As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.

            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.

            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

 O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.

            As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.

            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.

            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso. 

Setembro de 2017 (Adaptado).

 

01 ) A finalidade do texto é

a) informar sobre o avanço das tecnologias.

b) apresentar dados históricos sobre as redes sociais.

c) apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.

d)informar sobre a importância do celular na comunicação.

 

 

 

02) Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento?

a) Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.

b) Os usuários usam o celular excessivamente.

c) Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo  que passam nas redes sociais.

d)            Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.

 

03 Há uma opinião da autora em

a) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”

b) “... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”

c) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”

d)            “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos  mais contato com as pessoas...”

 

04)  No trecho: “...e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários

a) passam muito tempo no celular.

b) ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.

c)podem prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.

d)são obrigados a usarem o celular.

 

 05) A tese que a autora Inaê Soares defende está em

a) “Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”

b) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros...”

c) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”

d)            “... seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”

 

GABARITO: 1 C   2  B  3 D  4 A  5 C

LITERATURA



Balão de Fala: Retângulo com Cantos Arredondados: O Arcadismo é o período que vem depois do Barroco, podendo ser chamado também de "Setecentismo", já que ele ocorreu nos anos 1700 (século XVIII). 
 Era a época do Iluminismo na Europa, da Revolução Francesa, da Independência das Treze Colônias na América do Norte e essas ideias de "liberdade", "igualdade" e "fraternidade" que nasceram na Filosofia Francesa chegaram ao Brasil, inspirando a Inconfidência Mineira. O Brasil era colônia de Portugal e o desejo de liberdade e de independência ficava cada vez mais intenso por aqui. Porém, escrever sobre isso era perigoso e, por conta disso, os escritores do período costumavam usar pseudônimos. 

É importante observar que o Arcadismo brasileiro passa a ter características mais próprias, diferenciando-se da Literatura europeia. Sendo assim, a Literatura Brasileira passa a ter mais identidade, passa a "andar mais com as próprias pernas", a ter mais autonomia. 
Características que você precisa saber:
Crítica da vida nas cidades ("fugere urbem" ou "fuga da cidade"), valorização da vida no campo (vida bucólica), vida mais simples e natural, uso de apelidos, linguagem mais simples, pastoralismo (vida pastoril no campo), sentimentos mais espontâneos, pureza dos nativos (mito do "bom selvagem", de Rousseau). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Autores do período:

Cláudio Manuel da Costa (apelido: Glauceste Satúrnio)

Poesia Lírica: “Obras Poéticas”, a obra que marcou o início do Arcadismo no Brasil. O autor se declara para sua musa (Nise), mas vive se lamentando por não ser correspondido por ela. Nise é uma figura distante, não se manifesta e nem é descrita com detalhes. A lírica se limita a lamentação do autor em não ser correspondido. Possui traços do barroco (como inversões) apesar de ser árcade e tem afinidade com a tradição clássica (à lírica de Camões).

Poesia Épica: “Vila Rica”. Diz a respeito a descoberta das minas, fundação de Vila Rica, entradas e bandeiras, revoltas locais, etc... Destaca-se a descrição da paisagem local. Tem afinidade às tradições clássicas.

Tomás Antônio Gonzaga (apelido: Dirceu)

Poesia Lírica: “Marília de Dirceu”. Poesia de transição entre o Arcadismo e o Romantismo. A mulher (Marília) é descrita de uma forma mais emotiva, espontânea, umana e real, comparando com Nise, de Cláudio Manuel. O tema do distanciamento da mulher amada e do sofrimento em virtude disso é encarado de uma forma mais real.

Poesia Satírica: “Cartas Chilenas”. Foi um meio que Gonzaga usou para criticar o governador da capitania de Minas Gerais (Luís da Cunha Meneses) e seus assessores. Essas cartas circulavam pela cidade e não se sabia a autoria, pois essas cartas eram escritas baseadas em pseudônimos (Luís da Cunha Meneses X Fanfarrão Minésio, mineiras X chilenas, Vila Rica X Santiago, Doroteu – destinatário – e Critilo – quem assinava).

Basílio da Gama (apelido: Termindo Sipílio)

Poesia Épica: Uraguai

Estrutura: não copia o modelo clássico de Camões (sem estrofação, versos brancos, início do poema com a ação em pleno desenvolvimento). A história trata da guerra entre jesuítas e índios contra os portugueses e espanhóis com a aprovação do Tratado de Madri, que trocava a posse da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões.

Características temáticas: O índio é visto como um herói moral, pois ele é manipulado pelo jesuíta (anti-jesuitismo). Crítica à guerra (a necessidade da guerra é questionada). A história não é mudada (os portugueses e os espanhóis vencem). A descrição é fiel à paisagem (natureza bruta, figura do índio – nativismo).

Frei José de Santa Rita Durão

Poesia Épica: Caramuru

Estrutura: copia o modelo clássico camoniano

História: narra a história de um náufrago português, Diogo, que vai acabar parando numa tribo indígena.

Características temáticas: vai escrever o poema épico baseado no que ele ouviu ou leu. Ele teve pouca vivência no Brasil, por isso é inferior ao Uraguai, que traz uma maior riqueza da descrição brasileira. 


LÍNGUA INGLESA ENSINO MÉDIO PROFESSORA ROSIMAR OLIVEIRA

VERBO TO BE ( SER OU ESTAR)

O sujeito da frase pode ser substituído por um pronome pessoal, ocupando a posição antes do verbo. São eles: I (eu); You (você/vocês), He (ele); she (ela), It (ele/ela para objetos ou animais), we (nós), they (eles).

 Examples:

am an English teacher. (O pronome I é sempre usado em letra maiúscula)

She works in a big company.

He is from Argentina.

They live in Brazil.

We are Brazilians.

It is big and large. 

 

O verbo to be equivale-se ao verbo ser e estar da língua portuguesa. É um dos verbos mais usados da língua inglesa e apresenta a seguinte estrutura:  

                AFFIRMATIVE

                  NEGATIVE

             INTERROGATIVE

                  I AM - I'M

                I AM NOT -I'M NOT

                   AM I...?

                 YOU ARE - YOU'RE

               YOU ARE NOT- AREN´T

               ARE YOU...?

                 HE IS - HE'S

                HE IS NOT - ISN´T

                IS HE...?

                 SHE IS - SHE'S

                 SHE IS NOT - ISN´T

                IS SHE...?

                 IT IS - IT'S

                 IT IS NOT - ISN´T

                IS IT...?

                WE ARE - WE'RE

                WE ARE NOT -AREN´T

                ARE WE...?

                YOU ARE - YOU'RE

               YOU ARE NOT - AREN´T

                ARE YOU...?

                THEY ARE - THEY'RE

                THEY ARE NOT -AREN´T

                ARE THEY...?

 

 Atenção para a forma negativa e interrogativa, as quais, respectivamente, são formadas com o acréscimo da palavra not logo após o verbo e com a inversão do verbo e do sujeito da frase. O professor deverá destacar, ainda, as formas contraídas do verbo to be (as chamadas formas curtas do verbo), tanto na forma afirmativa (they´re), quanto na negativa (they aren´t).

 

Examples:

 

Are you a student?

am not a student. = I´m not a student.

Is he from the USA?

They are not at home now. = They aren´t at home now

 

Artes Ensino Médio 

 

Professora Natália Cabral

Sequência didática nº 2

Conteúdo: Arte moderna

Na primeira aula vimos um pouquinho sobre arte moderna no Brasil, na aula de hoje iremos trabalhar sobre a semana de arte moderna de 1922, como ela aconteceu, quais foram os artistas e obras que estavam expostos e qual foi o impacto dessa semana para a arte nacional. Vamos lá?

A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.

A “Semana da Arte Moderna” surgiu como uma forma de protesto ao tentar romper os laços com Portugal por meio de uma revolução estética e implementar uma arte que valorizasse a identidade nacional. 

 

As principais atividades da Semana da Arte Moderna englobam:

     exposição de pinturas;

     exibições de música e de dança;

     palestras sobre arte moderna;

     leitura de poemas complexos.

Entre as obras e artistas que marcaram esse período, destacaram-se a pintura ​art nouveau​ Di Cavalcanti, a poesia de Mário de Andrade e as esculturas de Victor Brecheret. Pintura art nouveau Di Cavalcanti


 

A poesia de Mário de Andrade 


 

As esculturas de Victor Brecheret

.


 

Além de propor a ruptura com a arte europeia e valorizar a identidade nacional, a

Semana de Arte de 22 contou com outras características, como:

     liberdade de expressão;

     uso de novos materiais e técnicas;

     influência dos movimentos de vanguarda, como o cubismo e surrealismo;

     descobertas estéticas;

     crítica aos padrões obsoletos;

     autonomia de criação.

A foto abaixo mostra algumas das figuras mais emblemáticas da Semana de Arte Moderna em 1922. Mário de Andrade, um dos fundadores do movimento modernista, é o terceiro da esquerda para a direita. Já Oswald de Andrade se encontra à frente, sentado no chão


 

A foto, entretanto, não contempla todos os artistas memoráveis que se dedicaram ao evento e fizeram história na vida artística brasileira. Entre, pintores, escultores,

escritores e escultores, os principais artistas dessa corrente foram:

     Anita Malfatti; (única mulher, essa é fera)

     Emiliano Di Cavalcanti;

     Oswaldo Goeldi;

     Menotti Del Picchia;

     Victor Brecheret;

     Hildegardo Leão Velloso;

     Wilhelm Haarberg;

     Mário de Andrade;

     Oswald de Andrade; Ronald de Carvalho;

     Álvaro Moreira;

     Heitor Villa-Lobos;

     Frutuoso Viana, entre outros.


 ATIVIDADES

 1.       Quando ocorreu a semana de arte moderna no Brasil?

2.       Qual o objetivo da semana de arte moderna?

3.       Quais foram as principais atividades desenvolvidas na semana de arte moderna?

4.       Quais são as características da semana de arte moderna no Brasil?

5.       Nome da única mulher que expôs na semana de arte moderna?

  

GABARITO:

 

QUESTÃO NÚMERO 1

A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 

QUESTÃO NÚMERO 2

O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.

 

QUESTÃO NÚMERO 3

     exposição de pinturas;

     exibições de música e de dança;

     palestras sobre arte moderna;

     leitura de poemas complexos

QUESTÃO NÚMERO 4

     liberdade de expressão;

     uso de novos materiais e técnicas;

     influência dos movimentos de vanguarda, como o cubismo e

surrealismo;

     descobertas estéticas;

     crítica aos padrões obsoletos;

     autonomia de criação.

 

QUESTÃO NÚMERO 5

Anita Malfatti

 

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 



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