NEEJA FELIPE ROBERTO SEHN
ÁREA I – LÍNGUA
PORTUGUESA ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: Vânia Maria
Tavares Ferreira
Leia o texto para responder
às questões.
GERAÇÃO DO CELULAR
O uso do celular é considerado atualmente o maior
entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da
população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários
não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e
sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até
mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo
real.
As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou
no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros
ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir
as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão
aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso
preocupa.
Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais
contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para
aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais
umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas
atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se
desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o
celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao
bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o
amor.
O uso do celular é considerado atualmente o maior
entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da
população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários
não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e
sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até
mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo
real.
As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou
no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros
ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir
as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão
aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso
preocupa.
Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais
contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para
aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas
antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a
prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se
desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o
celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao
bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o
amor.
Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira
Barroso.
Setembro de
2017 (Adaptado).
01
) A finalidade do texto é
a)
informar sobre o avanço das tecnologias.
b)
apresentar dados históricos sobre as redes sociais.
c)
apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.
d)informar
sobre a importância do celular na comunicação.
02)
Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente
em relação aos aplicativos de relacionamento?
a)
Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b)
Os usuários usam o celular excessivamente.
c)
Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo
que passam nas redes sociais.
d)
Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.
03 Há uma opinião da autora em
a)
“O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos
brasileiros...”
b)
“... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
c)
“Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos
aplicativos de relacionamentos...”
d)
“Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós
tivéssemos mais contato com as pessoas...”
04) No trecho: “...e sim, ficam vidrados o
dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários
a)
passam muito tempo no celular.
b)
ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c)podem
prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d)são
obrigados a usarem o celular.
05) A tese que
a autora Inaê Soares defende está em
a) “Os
usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou
outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”
b)
“As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou
no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons
livros...”
c)
“As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”
d)
“... seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no
trabalho.”
GABARITO: 1
C 2
B 3 D 4 A 5
C
LITERATURA
Autores do
período:
Cláudio
Manuel da Costa (apelido: Glauceste Satúrnio)
Poesia
Lírica: “Obras
Poéticas”, a obra que marcou o início do Arcadismo no Brasil. O autor se
declara para sua musa (Nise), mas vive se lamentando por não ser correspondido
por ela. Nise é uma figura distante, não se manifesta e nem é descrita com
detalhes. A lírica se limita a lamentação do autor em não ser correspondido.
Possui traços do barroco (como inversões) apesar de ser árcade e tem afinidade
com a tradição clássica (à lírica de Camões).
Poesia
Épica: “Vila
Rica”. Diz a respeito a descoberta das minas, fundação de Vila Rica, entradas e
bandeiras, revoltas locais, etc... Destaca-se a descrição da paisagem local.
Tem afinidade às tradições clássicas.
Tomás
Antônio Gonzaga (apelido: Dirceu)
Poesia
Lírica: “Marília
de Dirceu”. Poesia de transição entre o Arcadismo e o Romantismo. A mulher
(Marília) é descrita de uma forma mais emotiva, espontânea, umana e real,
comparando com Nise, de Cláudio Manuel. O tema do distanciamento da mulher
amada e do sofrimento em virtude disso é encarado de uma forma mais real.
Poesia
Satírica: “Cartas
Chilenas”. Foi um meio que Gonzaga usou para criticar o governador da capitania
de Minas Gerais (Luís da Cunha Meneses) e seus assessores. Essas cartas
circulavam pela cidade e não se sabia a autoria, pois essas cartas eram escritas
baseadas em pseudônimos (Luís da Cunha Meneses X Fanfarrão Minésio, mineiras X
chilenas, Vila Rica X Santiago, Doroteu – destinatário – e Critilo – quem
assinava).
Basílio
da Gama (apelido: Termindo Sipílio)
Poesia
Épica: Uraguai
Estrutura:
não copia o modelo clássico de Camões (sem estrofação, versos brancos, início
do poema com a ação em pleno desenvolvimento). A história trata da guerra
entre jesuítas e índios contra os portugueses e espanhóis com a aprovação do
Tratado de Madri, que trocava a posse da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos
das Missões.
Características
temáticas: O índio é visto como um herói moral, pois ele é manipulado pelo
jesuíta (anti-jesuitismo). Crítica à guerra (a necessidade da guerra é
questionada). A história não é mudada (os portugueses e os espanhóis vencem). A
descrição é fiel à paisagem (natureza bruta, figura do índio – nativismo).
Frei
José de Santa Rita Durão
Poesia
Épica: Caramuru
Estrutura:
copia o modelo clássico camoniano
História:
narra a história de um náufrago português, Diogo, que vai acabar parando numa
tribo indígena.
Características
temáticas: vai escrever o poema épico baseado no que ele ouviu ou leu. Ele teve
pouca vivência no Brasil, por isso é inferior ao Uraguai, que traz uma maior
riqueza da descrição brasileira.
LÍNGUA INGLESA ENSINO MÉDIO PROFESSORA ROSIMAR OLIVEIRA
VERBO TO BE ( SER OU ESTAR)
O sujeito da frase
pode ser substituído por um pronome pessoal, ocupando a posição antes do verbo.
São eles: I (eu); You (você/vocês), He (ele); she (ela), It (ele/ela para
objetos ou animais), we (nós), they (eles).
Examples:
I am an English
teacher. (O pronome I é sempre usado em letra maiúscula)
She works in a big
company.
He is from
Argentina.
They live in
Brazil.
We are
Brazilians.
It is big and
large.
O verbo to be equivale-se ao verbo ser e estar da língua
portuguesa. É um dos verbos mais usados da língua inglesa e apresenta a
seguinte estrutura:
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
I AM - I'M |
I AM NOT -I'M NOT |
AM I...? |
YOU ARE - YOU'RE |
YOU ARE NOT- AREN´T |
ARE YOU...? |
HE IS - HE'S |
HE IS NOT - ISN´T |
IS HE...? |
SHE IS - SHE'S |
SHE IS NOT - ISN´T |
IS SHE...? |
IT IS - IT'S |
IT IS NOT - ISN´T |
IS IT...? |
WE
ARE - WE'RE |
WE ARE NOT -AREN´T |
ARE WE...? |
YOU ARE - YOU'RE |
YOU ARE NOT - AREN´T |
ARE YOU...? |
THEY
ARE - THEY'RE |
THEY ARE NOT -AREN´T |
ARE THEY...? |
Atenção para a forma negativa e interrogativa,
as quais, respectivamente, são formadas com o acréscimo da palavra not logo após o
verbo e com a inversão do verbo e do sujeito da frase. O professor deverá
destacar, ainda, as formas contraídas do verbo to be (as chamadas formas curtas do verbo), tanto na
forma afirmativa (they´re), quanto na negativa (they aren´t).
Examples:
Are you a student?
I am not a student. = I´m not a student.
Is he from the USA?
They are not at home now. = They aren´t at home now
Artes Ensino Médio
Professora Natália Cabral
Sequência didática nº 2
Conteúdo:
Arte moderna
Na primeira aula vimos um pouquinho sobre
arte moderna no Brasil, na aula de hoje iremos trabalhar sobre a semana de arte
moderna de 1922, como ela aconteceu, quais foram os artistas e obras que
estavam expostos e qual foi o impacto dessa semana para a arte nacional. Vamos
lá?
A Semana de Arte Moderna
ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São
Paulo. O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que
havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.
A “Semana da
Arte Moderna” surgiu como uma forma de protesto ao tentar romper os laços com
Portugal por meio de uma revolução estética e implementar uma arte que
valorizasse a identidade nacional.
As principais
atividades da Semana da Arte Moderna englobam:
● exposição de pinturas;
● exibições de música e de dança;
● palestras sobre arte moderna;
●
leitura de poemas complexos.
Entre
as obras e artistas que marcaram esse período, destacaram-se a pintura art nouveau
Di Cavalcanti, a poesia de Mário de Andrade e as esculturas de Victor
Brecheret. Pintura art nouveau Di Cavalcanti
A poesia de Mário de Andrade
As esculturas de Victor Brecheret
.
Além de propor a ruptura com a arte
europeia e valorizar a identidade nacional, a
Semana de
Arte de 22 contou com outras características, como:
● liberdade de expressão;
● uso de novos materiais e técnicas;
● influência dos movimentos de vanguarda, como o cubismo e
surrealismo;
● descobertas estéticas;
● crítica aos padrões obsoletos;
●
autonomia de criação.
A foto abaixo mostra
algumas das figuras mais emblemáticas da Semana de Arte Moderna em 1922. Mário
de Andrade, um dos fundadores do movimento modernista, é o terceiro da esquerda
para a direita. Já Oswald de Andrade se encontra à frente, sentado no chão
A foto, entretanto, não contempla todos os artistas
memoráveis que se dedicaram ao evento e fizeram história na vida artística
brasileira. Entre, pintores, escultores,
escritores e escultores, os principais
artistas dessa corrente foram:
●
Anita Malfatti; (única mulher,
essa é fera)
● Emiliano Di Cavalcanti;
● Oswaldo Goeldi;
● Menotti Del Picchia;
● Victor Brecheret;
● Hildegardo Leão Velloso;
● Wilhelm Haarberg;
● Mário de Andrade;
● Oswald de Andrade; ● Ronald de Carvalho;
● Álvaro Moreira;
● Heitor Villa-Lobos;
●
Frutuoso Viana, entre outros.
ATIVIDADES
1. Quando ocorreu a semana de arte moderna no Brasil?
2. Qual o objetivo da semana de arte moderna?
3. Quais foram as principais atividades desenvolvidas na semana
de arte moderna?
4. Quais são as características da semana de arte moderna no
Brasil?
5.
Nome da única mulher que expôs
na semana de arte moderna?
GABARITO:
QUESTÃO NÚMERO 1 |
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de
fevereiro de 1922 |
QUESTÃO NÚMERO 2 |
O
seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia
na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento. |
QUESTÃO NÚMERO 3 |
●
exposição de pinturas; ●
exibições de música e
de dança; ●
palestras sobre arte
moderna; ●
leitura de poemas
complexos |
QUESTÃO NÚMERO 4 |
●
liberdade de expressão;
●
uso de novos materiais
e técnicas; ●
influência dos
movimentos de vanguarda, como o cubismo e surrealismo; ●
descobertas estéticas; ●
crítica aos padrões
obsoletos; ●
autonomia de criação. |
QUESTÃO NÚMERO 5 |
Anita Malfatti |
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