Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EF - ÁREA I

 

PROFESSORA: SANDRA CARPES

MATÉRIA: LINGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano)

 

LEIA CADA TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES, CONFORME A SEQUÊNCIA DOS MESMOS.

 

TEXTO 1

O LEÃO E O RATINHO

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

MORAL: Uma boa ação ganha outra.

Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.

 

1 – O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores por que:

(A) prendeu o ratinho com a pata.

(B) desistiu de esmagar o ratinho.

(C) deixou o ratinho ir embora.

(D) o ratinho roeu as cordas.

 

2 – A fábula “O leão e o ratinho” quer:

(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.

(B) descrever as relações dos animais na floresta.

(C) revelar grandes segredos ao leitor.

(D) contar sobre a fuga do leão.

 

3 – A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula é:

(A) “Todos os ratinhos conseguiram fugir”.

(B) “roeu as cordas e soltou o leão”.

(C) “dormia espichado”.

(D) “O leão ficou preso na rede de uns caçadores”.

 

 

TEXTO 2

FICO ASSIM SEM VOCÊ

 

Avião sem asa, fogueira sem brasa

Sou eu assim sem você

Futebol sem bola,

Piu-piu sem Frajola

Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim

Se o meu desejo não tem fim

Eu te quero a todo instante

Nem mil alto-falantes

Vão poder falar por mim [...]

CALCANHOTO, Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.

 

4- O texto que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que:

(A) é uma composição poética em versos.

(B) é uma narrativa curta em prosa.

(C) há predomínio de palavras usadas no cotidiano.

(D) apresenta conteúdos resultantes de pesquisas científicas.

 

TEXTO 3

APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS ESTRELAS

Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite.

A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.

Revista O Globo, Rio de Janeiro.

 

5-Da leitura do texto pode-se entender que a poluição luminosa é provocada

(A) pelo brilho intenso das estrelas.

(B) pela pouca iluminação de algumas cidades.

(C) pelo excesso de iluminação urbana.

(D) pela perda do frescor dos astros.

 

6- De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque:

(A) dificulta a iluminação urbana.

(B) ilumina excessivamente a cidade.

(C) impede a plena observação das estrelas.

(D) torna a noite ainda mais escura.

 

7- A questão central tratada no texto é a:

(A) economia de energia.

(B) beleza das estrelas.

(C) pesquisa dos astros.

(D) poluição luminosa.

 

8- A finalidade desse texto é:

(A) informar a preocupação dos astrônomos.

(B) denunciar os perigos de um apagão.

(C) alertar sobre o consumo de energia.

(D) valorizar o excesso de iluminação urbana.

 

9- O texto lido trata-se de:

(A) crônica.

(B) notícia.

(C) carta ao leitor.

(D) redação escolar.

 

TEXTO 4

COMO É FEITO O CHICLETE?

Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar.

Recreio, n. 516, p. 5.

 

10- A finalidade desse texto é:

 

(A) informar como o chiclete é feito.

(B) descrever as características do chiclete.

(C) enumerar os produtos de que é feito o chiclete.

(D) apresentar os ingredientes do chiclete.

 

TEXTO 5

UM SACO PLÁSTICO COM ÁGUA REALMENTE AFASTA MOSCAS?

Afasta sim. Na verdade, um saco cheio de água funciona como um excelente repelente não apenas para moscas, mas contra qualquer inseto que voe. Isso acontece porque os bichinhos percebem o objeto como se fosse um espelho e mudam a trajetória de seu voo. Ao entrar em um lugar qualquer e topar com o saco cheio de água, a mosca vê sua imagem refletida no líquido. Aí, por instinto ou mesmo por susto, ela para e sai do ambiente. [...]

A comprovação científica desse antigo hábito popular surgiu quando alguns pesquisadores da USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o tal saco d’água para afugentar os insetos. Intrigados, eles decidiram fazer vários testes com a mosca doméstica (Musca domestica) para comprovar se havia ou não fundamento naquela prática. Não deu outra: depois de uma série de medições, os cientistas publicaram trabalhos em revistas acadêmicas especializadas validando a receita do povão, cerca de seis anos atrás.

Mundo estranho, n. 21. Editora Abril.

 

11- A questão central tratada no texto é:

(A) cientistas fabricam repelentes com saco plástico.

(B) saco plástico com água afasta moscas.

(C) moscas não gostam de espelhos.

(D) moscas se assustam com sacos plásticos.

 

TEXTO 6

Seu corpo é uma máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário um bocado de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar! Dois terços do corpo são compostos de água. Esta é eliminada (alguns copos por dia) pelo suor e por idas ao banheiro, precisando ser reposta regularmente. Na realidade, é possível sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você duraria apenas alguns dias. A água também colabora para que você tenha um aspecto saudável e é extremamente benéfica para o organismo, pois em sua passagem pelo corpo ela carrega todos os venenos (toxinas) consigo, que são eliminados com a água pelo suor e pela urina. Procure beber diversos copos de água por dia.

RUGEN, Samanta. Coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 8.

 

12- Segundo o texto:

(A) a água colabora para a pessoa ter uma aparência saudável e para a eliminação de toxinas.

(B) é necessário que a pessoa tome pelo menos 2 litros de água por dia.

(C) o corpo humano é comparado a uma máquina, por isso precisa de água.

(D) é possível sobreviver sem comida, mas não é possível sobreviver sem água.

 

 

 

GABARITO

1D; 2A; 3C; 4A; 5C; 6C; 7D; 8A; 9B; 10A; 11A; 12A;

 


 


Língua Inglesa /Ensino Fundamental

Professora Rosimar Oliveira

 

SAUDAÇOES-GREETINGS

 

·      Hi! – Oi     

·      Good morning/afternoon/evening! – Bom dia/Boa tarde/Boa noite!

·      Hello, what’s your name? – Olá, qual o seu nome?

·      Nice to meet you! – Prazer em lhe conhecer!

·      Welcome! – Bem vindo!

·      Hey, what’s up? – E aí?

 

·                    How are you?/How are you doing? – Como você está?

·                    What’s new? – Quais são as novidades?

·                    It’s been a long time! – Há quanto tempo!

·                    I’m fine, thanks. How about you? – Estou bem, obrigada. E você?

·                    I’m not so good. – Não estou muito bem.

 

Por fim, podemos usar palavras e expressões para a despedida:

 

·                    Have a nice day! – Tenha um bom dia!

·                    Good night! – Boa noite! (note que as formas de dizer “boa noite” na chegada e na saída são diferentes.)

·                    See you./See you later. Até logo.

·                    Bye! – Tchau!

·                    Take care! – Se cuida!

·                    Pleased to meet you. – Foi um prazer.


Artes Ensino Fundamental

Professora Natália Cabral

Sequência didática nº1 Conteúdo: Linguagens artísticas

O que é arte?

Arte- vem do termo latim “ ars”, significa técnica ou habilidade, pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de formas, tais como:

Arquitetura, desenho, pintura, instalações, performances, escrita, música, teatro, cinema.

Quais são as linguagens artísticas?

Existem 4 principais linguagens artísticas, são elas: Artes visuais, música, teatro e dança.

Cores, o que são cores?

A cor é apenas uma reflexão da luz de um objeto que chega aos nossos olhos, sendo decodificado em nosso cérebro, interpretando como uma cor, ou seja, a cor de um objeto pode ser modificada sem precisar pintá-lo, podemos notar uma diferença de cor no objeto, ao expôr o objeto à uma luz de cor diferente. EX: um objeto amarelo + luz azul= objeto fica verde.

Experiência rápida

Pegue seu celular ou computador e pesquise no Google: Vermelho, após isso, abra em tela inteira uma imagem em que o vermelho seja bem vivo, apague sua luz e fique no escuro, agora, coloque uma caneta transparente em frente a tela do computador ou celular e perceba se foi possível observar mudança de cor, se tiver interesse, coloque outros objetos na frente e divirta-se!

Obs: se possuir papel celofane em casa, coloque em frente a lanterna do celular, em luzes coloridas é mais nítido a mudança de cor, pode ser uma led colorida (caso você possua) ou pisca-pisca colorido ( aquela luz natalina mesmo). ATIVIDADES

1.       São linguagens das artes: I-  música e performance

II-      pintura e escultura

III-     artes visuais e teatro

IV-    técnica ou habilidade em algo

a.       todas alternativas corretas

b.       I e II estão corretas

c.       I e III estão corretas

d.       I, II e III estão corretas

2.       Assinale a alternativa incorreta

a.       Arte vem do Grego “Ars”

b.       “Ars” significa técnica ou habilidade

c.       Existem 4 principais grupos de linguagens

d.       A cor é o reflexo da luz no objeto

3.       O que são cores?

4.       É possível alterar a cor de um objeto sem precisar pintá-lo?

5.       Cite 3 formas de arte:


GABARITO

QUESTÃO 1

LETRA “D”

QUESTÃO 2

LETRA “A”

QUESTÃO 3

Reflexão da luz de um objeto que chega aos nossos olhos

QUESTÃO 4

SIM

QUESTÃO 5

QUALQUER 3 DESTAS:

Arquitetura, desenho, pintura, instalações, performances, escrita, música, teatro, cinema.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário