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O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EF - ÁREA IV

 

Disciplina: História NEEJA

Componente: Ensino Fundamental

Professora: Bárbara Massmann

 

 

POR QUE DEVEMOS ESTUDAR HISTÓRIA





A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.

Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.

A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

 

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO:

1.    Podemos definir a História como uma disciplina que estuda?

a.  Acontecimentos voltados para o presente.

b.  Elementos do passado, voltados para o estudo da natureza.

c.   Acontecimentos voltados para o passado dos seres humanos.

d.  Elementos do passado, voltados para o estudo geológico.

 

2.    Conforme o texto, como podemos utilizar os conhecimentos adquiridos do passado?

 

3.    Marque a opção que se melhor explica para que serve o estudo da História:

a. Para que possamos fazer tudo da mesma forma que ocorreu no passado.

b. Para entender mais sobre os animais que habitaram nosso planeta.

c. Para compreender como os homens viviam somente na Pré-História.

d. Para entender como os homens viviam nossos antepassados durante determinado período histórico.

 

 

QUEM FAZ A HISTÓRIA


TODOS NÓS SOMOS SUJEITOS HISTÓRICO, por tanto todos nós fizemos história. Porém, estudar as experiências humanas vividas ao longo do tempo é parte do trabalho do historiador.

O historiador trabalha com temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria, ocorreram a muito tempo antes do seu nascimento, e sua função é interpretar estes acontecimentos históricos e transformá-lo em conhecimento para as novas gerações.

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

4.    Como é se chama o profissional que estuda e trabalha com a História? Qual é o seu objetivo?

5.    Explique a seguinte afirmação “Todos nós somos sujeitos históricos”.

 

 

COMO PODEMOS DIVIDIR O ESTUDO DA HISTÓRIA


A divisão da História consiste na divisão cronológica dos acontecimentos estudados em cinco fases. Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos (sempre focados no desenvolvimento humano e de suas relações), o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina. Observe o esquema dos períodos históricos:



É importante considerarmos que essa classificação é uma definição realizada por historiadores modernos com intuito de facilitar o estudo e o ensino da História por uma perspectiva cronológica (Linha do Tempo).

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

6.    Para que serve a divisão da História em uma linha do tempo?

a.  Apenas para decorar a sequência dos períodos.

b.  Para compreensão e análise dos eventos históricos.

c.   Para deixar os eventos organizados.

d.  Apenas para sabermos os nomes destas cinco fases.

 

7.    Observe com atenção apenas a Linha do Tempo Histórica e responda:

a.  Qual período da História estamos vivendo no ano 2021? _________

b.  Qual acontecimento importante ocorrido fez a Pré-História finalizar e iniciar a Idade Antiga? _____________

c.   Como chamamos a quarta fase da linha do tempo? ________________

d.  Quando iniciou a Idade Média? ____________

 

 

GABARITO:

1C, 3D, 6B, 7a. Contemporânea, 7b. Surgimento da escrita, 7c. Idade Moderna, 7d. 476 d.C.

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