Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM. ÁREA I

 

INTERPRETAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

 TEXTO 1


1- No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu?

a) Onde foi que seu pedaço de pizza caiu.

b) O que aconteceu com seu pedaço de pizza.

c) Como a Magali consegue ser tão magrinha.

d) Por que a Magali come muito e não engorda.

 

 TEXTO 2

        A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Observe:



2- A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:

a) Compaixão.

b) Companheirismo.

c) Insensibilidade.

d) Revolta.

 



TEXTO 3

Quadras populares

Você me mandou cantar

Pensando que eu não sabia

Pois eu sou que nem cigarra

Canto sempre todo dia.

****

Já fui galo, já cantei

Já fui dono do terreiro

Não me importo que outras cantem

Onde eu já cantei primeiro.

 Azevedo, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

 

3- Os dois poemas falam:

a) Da arte de cantar.

b) De quem canta desolado.

c) De quem não sabia cantar.

d) Do galo cantor dono do terreiro.

 

TEXTO 4

 



4- O objetivo do texto é:

 a) Mostrar a importância dos livros.

 b) Divulgar uma feira de livros

 c) Explicar como são feitos os livros.

 d) Indicar locais onde se vendem livros.

 

TEXTO 5

O LOBO E A OVELHA

Um lobo, muito ferido devido a várias mordidas de cachorros, descansava doente e bastante alquebrado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que passava ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um riacho que corria ao lado dela.

Assim, falou o lobo: -- “se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.” – “Claro!” respondeu a ovelha. – “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento”.

 

5- Qual é a frase que apresenta uma opinião de um dos personagens do texto?

a)“Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando”.

b) O lobo pediu que a ovelha trouxesse água para ele

c) “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”

d) Um lobo repousava doente e bastante debilitado.

 

TEXTO 6



6- No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou:

a) triste.

b) preocupada.

c) alegre.

d) indignada.

 

7- A expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou:

a) com raiva.

b) triste.

c) confuso.

d) alegre.

 

8) A finalidade da tirinha acima é

a) promover reflexão.

b) gerar dúvida no leitor.

c) mostrar como se planta uma árvore.

d) causar humor.

 

TEXTO 7


 

9- Pela leitura da tira, podemos afirmar que Garfield é:

a) animado

b) inquieto

c) preguiçoso

d) ágil

 

10- Observe a transformação da feição do Jon no final diálogo com o Garfield. Por que ela acontece?

a) Ele demonstra entusiasmo.

b) Ele demonstra alegria.

c) Ele demonstra raiva.

d) Ele demonstra decepção.

 

GABARITO

1-B

2- C

3- A

4-A

5- C

6-D

7-C

8-D

9-C

10-D



Língua Inglesa /Ensino Fundamental/ Professora Rosimar Oliveira

1) Atenção: Leia a frase, em seguida, responda as questões que a seguem corretamente: “Peter´s car is blue and Mary´s bicycle is green. John’s dog is brown and Helen’s cat is white.” Segundoo texto acima a bicicleta de Mary é de cor..

  a) azul              b)   verde            c)  marrom        d ) branco  

2) Os números em inglês: twenty, forty, sixteen, eighteen, fourteen E four  são: Assinale a alternativa correta.

a) 12, 40, 16, 18, 4        b) 20, 14, 16, 18, 4          c) 20, 40, 16, 18, 14     d) 30, 40, 16, 18, 14 

3) Observe as palavras abaixo, em seguida, relacione- as em relação ao significado. Após marque um x na alternativa que apresenta a sequência correta.

a) apple             (    ) pai         b) century         (    ) dois      c) black              (    ) século

d) father            (    ) preto            e) two                 (    ) maçã

A sequência que melhor responde ao exercício acima é:

a) D – A – B – C – E                b) D – E – B – C – A       

c) E – A – C –  B – D      d) D – E – C – B – A

4).Assinale a alternativa que contém expressões em inglês, as quais podem ser utilizadas em qualquer momento do dia.

    a).Hi!, Hello!,Hallo!

   b). Good afternoon!, Good night!, Good evening!,

    c). Good afternoon!,See you later!, Good evening!,

    d). So long!, Good afternoon!, Good morning!

5)A tradução de cinza, branco e vermelho  para o inglês é?


a  ) black,red,grey             b ) white,gold,red      c  ) gray,white,red        d  ) gold,grey,black

 

GABARITO!

1-B     2-B     3-B     4-A      5-C

Artes Ensino Fundamental

 

Professora Natália Cabral

 

 Responda as questões de acordo com os materiais vistos anteriormente

Cores primárias

As cores primárias são as que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores. Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor.  

1.    Quais são as cores primárias?

2.    Que cores se originam a partir das cores primárias?

3.    Como chamamos a mistura das cores primárias?

Conteúdo: Arte na pré-história

4.           A arte rupestre pode ser dividida em dois tipos: ______________ e __________ Uma  é composta por pinturas feitas com pigmentos nas paredes e outros espaços. A outra são imagens feitas com incisões ( arranhões) feitos na própria pedra.




Respostas: 

  1. Azul, amarelo e vermelho;
  2. Roxo, laranja e verde;
  3. Cores secundárias
  4. Pintura rupestre e gravura rupestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário