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O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM - ÁREA III

 

    NEEJA -  FELIPE ROBERTO SEHN.

ÁÁREA III – BIOLOGIA

EENSINO MÉDIO – Professor Milton

AAlunos! Daremos continuidade a aula sobre (Corpo feminino). Haverá no final do conteúdo atividades para responder. O gabarito vai estar disponível, mas respondam antes de verificar o gabarito para uma melhor fixação.

O corpo feminino por dentro

Vagina

É o canal que liga a vulva até o útero.

Útero

É um órgão oco, constituído por tecido muscular, com grande elasticidade, que tem forma e tamanho semelhantes aos de uma pêra. Em caso de gravidez, o útero está preparado para alojar o embrião até o nascimento.



Ovários

Os ovários são as glândulas sexuais femininas, nas quais, desde o nascimento da menina – ficam armazenados aproximadamente 400 mil gametas femininos.

Essas células sexuais são chamadas óvulos, Elas contém a metade do material genético necessário ao desenvolvimento de um bebê. Os óvulos que existem nos ovários das meninas são imaturos. Os hormônios sexuais são responsáveis pelo amadurecimento e pela liberação desses óvulos.

Tubas uterinas

São dois tubos delgados que ligam os ovários ao útero. Revestindo esses tubos internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade uterina.

Os seios

O desenvolvimento dos seios ocorre na puberdade e nem sempre acontece de forma idêntica, às vezes, um seio é ligeiramente maior do que o outro. O tamanho do seio varia de uma mulher para outra. Do mesmo modo que acontece com o nariz, com as mãos ou com os pés, que não são de tamanho igual em todas as pessoas, nem mesmo no caso de irmãos.

O seio é formado por um tecido gorduroso e por pequenas glândulas chamadas glândulas mamárias. Essas glândulas são ligadas ao mamilo (bico) por canais, através dos quais o leite passa durante a amamentação. O mamilo, em geral, é muito sensível ao toque.



O desenvolvimento dos seios e de outras formas do corpo das meninas, como a cintura mais fina, os quadris arredondados, depende de quando e quanto hormônio sexual é produzido pelo corpo dela, ou seja, pelos ovários.

Algumas meninas começam a produzir mais hormônios sexuais mais cedo do que outras. Por isso, além de ficarem menstruadas primeiro determinadas garotas desenvolvem o “corpo de mulher” mais precocemente que outras.

Outro fator importante a considerar é a hereditariedade, os traços físicos herdados dos pais, avós etc. Numa família na qual as mulheres possuem seios pouco desenvolvidos, é bem provável que as meninas venham a ter, também, seios pequenos.

 

EXERCÍCIOS:

 

1)  O sistema reprodutor feminino desempenha as seguintes funções, exceto

a)  produz óvulos, também chamados de gametas femininos
b)  produz óvulos diariamente a fim de garantir a fecundação
c) permite a implantação do embrião e condições para o seu desenvolvimento
d)  fornece um local apropriado para a fecundação
e)  tem a função de expelir o novo ser quando é o momento

 

2)  Alguns órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são:

a)  uretra, pênis e vesícula seminal
b)  próstata, pênis e tubas uterinas
c)  testículos, pênis e vesícula
d)  canais deferentes, esperma e epidídimo
e)  epidídimo, canais deferentes, sêmen

 

3) No sistema reprodutor masculino, a próstata é uma glândula localizada sob a bexiga que têm como função

a)  produzir os espermatozoides
b)  produzir a urina
c)  produzir o sêmen
d)  produzir o líquido prostático
e)  produzir o líquido seminal

 

4) O nome do hormônio responsável por estimular a produção do leite durante a amamentação é

a) progesterona
b) hipófise
c) testosterona


d) estrogênio
e) prolactina

 

5)  A _________ é o hormônio produzidos pelos _________ sendo responsável pelo desenvolvimento das características sexuais _________.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é

a) prolactina; canais deferentes; femininas
b ) adrenalina; epidídimos; femininas
c)  testosterona; testículos; masculinas
d)  progesterona; canais deferentes; masculinas
e)  hipófise; testículos; masculinas.

 

6) As células reprodutoras masculinas, denominadas de espermatozoides, são armazenados

a)  nos epidídimos
b)  nos testículos
c)  nos canais deferentes
d)  no pênis
e)  na vesícula seminal

 

7)  Um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida, onde o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento.” Esse órgão é

a) a uretra
b) o útero
c) a vagina
d) a bexiga
e) o ovário

 

8) Sobre o sistema genital masculino, assinale a alternativa INCORRETA

a)  o esperma ou o sêmen é composto por espermatozoides.
b)  nos homens, a uretra é um canal que serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor.
c)  através do pênis são eliminados a urina e o sêmen.
d)  o líquido seminal, produzido na vesícula seminal, ajuda a neutralizar a acidez da vagina durante a relação sexual.

e)  a formação dos espermatozóides é denominado de gametogênese.



9) No sistema reprodutor feminino, os ovários são responsáveis por produzir os hormônios

a)  a progesterona e a prolactina.
b)  o estrogênio e a testosterona
c)  a progesterona e o estrogênio
d) a testosterona e a adrenalina
e) a prolactina e a adrenalina

GABARITO.

1)  b) Produz óvulos diariamente a fim de garantir a fecundação.

2)   a) uretra, pênis e vesícula seminal.

3)   d) produzir o líquido prostático

4)   e) prolactina

5)  c) testosterona; testículos; masculinas

6)   a) nos epidídimos

7)   b) o útero

8)   e) a formação dos espermatozóides é denominado de gametogênese.

9)  c) a progesterona e o estrogênio

ÁREA III – FÍSICA

ENSINO MÉDIO

Exercícios de conversão de unidades de tempo

Sabendo que:



 1) Transforme em horas (h):

a) 1 dia e meio

b) 180 min

c) 54 min

d) 360 min

2) Transforme em segundos:

a) 5 min

b) 20 min

c) 60 min

d) 100 min

3) Transforme em horas:

a) 27.000 s

b) 108 000 s

c)720 000 s

d) 5 400 s

4) Quanto vale 1/ 4 da hora em minutos?

5) Quanto vale 3/4 do minuto em segundos?

 

Respostas:

1)  a) 1 dia = 24 h meio dia 12 h, então 24 h + 12 h = 36 h b) 180 min : 60 = 3 h c) 54 min : 60 = 0,9 h  d) 360 min : 60 = 6 h

2) a) 5 min x 60 = 300 s b) 20 min x 60 = 1 200 s c) 60 min x 60 = 3600 s d) 100 min = x 60 = 6 000 s

3) a) 27. 000 s : 3 600 = 7,5 h b) 108 000 s : 3 600 = 30 h c) 720 000 s : 3 600 = 200 h d) 5 400 s : 3 600 = 15 h

4) 15 minutos (min) - solução: se 1 h = 60 min, então, 60 X 1/4 será 60/4 =  15 min

5) 45 segundos (s) - solução: se 1 min = 60 s, então, 60 x 3/4 será = 45 s


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