Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM - ÁREA II

 

ÁREA II – MATEMÁTICA

ENSINO MÉDIO

CONJUNTOS= RESOLVIDOS PELO MÉTODO DE VENN.

1) Foi consultado um certo número de pessoas sobre as emissoras de TV que habitualmente assistem. Obteve-se o resultado seguinte: 300 pessoas assistem ao canal A, 270 pessoas assistem ao canal B, das quais 150 assistem ambos os canais A e B e 80 assistem a outros canais distintos de A e B. O número de pessoas entrevistadas foi:

a) 800   b)720   c) 400   d) 500

Sabemos que 150 pessoas assistem ao canal A e ao canal B, logo, esse é o número que ocupará a posição central dos dois círculos grandes, chamada de interseção de A com B. O número de pessoas que assistem ao canal A é 300 no total. Devemos colocar apenas 150 pessoas dentro do círculo roxo, pois esse é o número de pessoas que assistem exclusivamente ao canal A. Note que o número de pessoas que assistem exclusivamente ao canal A somado ao número de pessoas que assistem tanto o canal A quanto o canal B é 300.


 

Repita o processo para descobrir quantas pessoas assistem exclusivamente ao canal B e, fora desses círculos, coloque um terceiro círculo para indicar as pessoas que não assistem nem ao canal A nem ao canal B.

Agora basta somar os números dentro do diagrama para obter a quantidade de pessoas entrevistadas.

150 + 150 +120 + 80 = 500

RESPOSTA : 500

Nenhum comentário:

Postar um comentário