Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM - ÁREA III

 

NNEEJA -  FELIPE ROBERTO SEHN

ÁÁREA III – BIOLOGIA

EENSINO MÉDIO – Professor Milton

 

AAlunos! Hoje vamos estudar sobre o sistema genital feminino, estará disponível imagens e um conteúdo simples de fácil assimilação, nas próximas aulas será disponibilizado atividades com gabarito.

Observe a figura abaixo que mostra a passagem da adolescente para a mulher adulta. Algumas das mudanças dessa passagem são o aumento dos seios e o aparecimento de pêlos pubianos e pêlos nas axilas. Essas são algumas das características sexuais secundárias femininas.

Antes de falarmos do interior do corpo feminino, vamos conversar sobre a parte externa, por meio da qual a mulher recebe estímulos e se relaciona com o meio ambiente.

Para a mulher, conhecer o próprio corpo é fundamental para ajudar a mantê-lo saudável. O ginecologista (médico especializado em órgãos reprodutores femininos) pode esclarecer dúvidas caso seja notado alguma alteração que cause estranheza.



 

É a área triangular acima da vulva e na qual aparecem pêlos, a partir da puberdade.

Vulva

Nessa região, estão os pequenos e grandes lábios, que são dobras de pele muito sensíveis. Entre os pequenos lábios, há o clitóris, pequenina estrutura do tamanho aproximado de uma ervilha e, que em geral, provoca grandes sensações de prazer, quando estimulado.




Abertura da vagina

A abertura da vagina leva aos órgãos sexuais internos. Essa abertura é parcialmente bloqueada, na maioria das garotas virgens, por uma fina membrana chamada hímen, que, geralmente, é rompido na primeira relação sexual com a penetração do pênis. O hímen tem uma abertura por onde ocorre a saída do sangue menstrual.

Uretra

O orifício da uretra é por onde sai a urina; não conduz a nenhum órgão sexual interno.

Ânus

O ânus é o orifício por onde saem as fezes; é a saída da tubo digestório. Também não tem ligação com órgãos sexuais internos.

Períneo

Entre o ânus e a vulva, na entrada da vagina, existe uma região chamada períneo. No homem, o períneo localiza-se entre o saco escrotal e o ânus.

Na hora do parto, muitas vezes é necessário fazer um pequeno corte no períneo, para que a cabeça do bebê não lacere (corte) os músculos dessa região. Isso é importante para proteger a mãe, pois lesões extensas no períneo farão com que ela, no futuro, possa sofrer de “queda de bexiga” e perda da capacidade de controlar a retenção da urina. Após o nascimento do bebê, o médico faz a sutura (dá pontos com linha e agulha cirúrgica) do períneo. O procedimento é feito com anestesia local.



PNa próxima aula daremos continuidade ao conteúdo sobre aspecto interior do corpo feminino.


ÁREA III - FÍSICA

Exercícios de conversão de unidades de comprimento

 Sabendo que:

           

 


Expresse:

a) 18,4 m em cm

b) 52,3 km em m

c) 15 m em mm

d) 19,85 m em cm

e) 0,003 km em m

f) 117,35 mm em cm

g) 2 km em m

h) 1,5 m em cm

i) 5,8 km em m

j) 0,4 m em mm

k) 27 mm em cm

l) 126 mm em m

m) 120 m em km

 

Respostas:

a) 1840 cm

b) 52300 m

c) 15000 mm

d) 1985 cm

e) 3 m

f) 11,735 cm

g) 2000 m

h) 150 cm

i) 5800 m

j) 400 mm

k) 2,7 cm

l) 0,126 m

m) 0,12 km

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário