Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM. ÁREA IV

 

Disciplina: História NEEJA

Componente: Ensino Médio

Professora: Bárbara Massmann

 

 

Pré-história

 

O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. Pelos desenhos deixados nas cavernas – as chamadas pinturas rupestres – o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de utensílios, de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras, etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever.



Os diversos tipos de vestígio deixados pelos primeiros seres humanos nômades permitem ter uma ideia de como eram suas habitações e sua alimentação. Alguns habitavam cavernas; outros, saliências rochosas ou tendas feitas de galhos e cobertas por folhas ou pele de animais. Como viviam em grupos, comunicavam-se e partilhavam experiências entre si. Dessa convivência, surgiu um conjunto de práticas, hábitos, sinais de linguagem, regras e formas de sobrevivência a que chamamos de cultura.

 


Geografia –Ensino Médio

Prof Sebastião

Astronomia - Movimentos da Terra e suas consequências

 

Ao todo, existem catorze movimentos da Terra. Alguns interferem diretamente na vida em sociedade, outros, nem tanto.

Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação.

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.666 km/h.

A translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.000 km/h. Quando a Terra termina uma volta completa em relação ao sol, dizemos que se passou um ano.

Além desses dois movimentos principais, a Terra possui outros três importantes movimentos que não possuem uma influência muito notória sobre a humanidade, mas que são importantes por originarem outros movimentos. Essas variações são a precessão, a nutação e o deslocamento do periélio.

QUESTÕES COMENTADAS

  1. A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação terrestre:

a) rotação  b) nutação  c) precessão dos equinócios  d) inclinação   e) revolução

RESPOSTA

Ao todo, são 14 os movimentos da Terra. Dentre eles, podemos citar a rotação, a translação (também chamada de revolução), a nutação, a precessão dos equinócios, o deslocamento do periélio, entre outros. “Inclinação” não é um movimento terrestre.

Alternativa correta: letra D.

  1.  Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,

a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas

b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites

c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano

d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.

e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.

RESPOSTA

As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.

Alternativa correta: letra C.

  1. O deslocamento do periélio é registrado como um dos movimentos da Terra, mas não é tão lembrado por dois motivos: não exerce uma influência tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um ciclo muito longo, que totaliza 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o periélio?

a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo.

b) é o movimento aparente da Terra ao longo do universo.

c) é o eixo da translação terrestre.

d) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol.

e) é a distância máxima da órbita terrestre em relação ao sol.

RESPOSTA

O movimento de translação terrestre não é circular, mas sim em formato elíptico. Por isso, o ponto no decorrer do ano em que a Terra encontra-se mais afastada em relação ao sol chama-se afélio, e o ponto em que o planeta está mais próximo de sua estrela é chamado de periélio. A variação desse ponto é justamente chamada de deslocamento do periélio.

Alternativa correta: letra D.

 

  1. (UTFPR - adaptada) A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.

b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.

c) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.

d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.

RESPOSTA

a) Incorreta – o movimento de rotação indica a sucessão dos dias e das noites e não se relaciona a ciclos produtivos anuais.

b) Correta – o movimento de rotação permite que a terra recebe os dias e as noites alternadamente em todos os seus “lados”.

c) Correta – no hemisfério sul, no dia 22 de dezembro, ocorre o solstício, o período em que a Terra encontra-se com diferenças entre as durações dos dias e das noites.

d) Correta – graças à rotação terrestre, o sol ilumina todos os pontos da Terra, o que impede que algumas áreas esquentem demais e outras esfriem muito.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário