Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM - ÁREA IV

 

HISTÓRIA DO BRASIL

A fim de compreender a história do Brasil é importante conhecer todas as fases pelas quais o país passou. Portanto, esta seção tem o objetivo de esclarecer todos esses assuntos.

Iniciemos pelo “descobrimento!”  ou Ocupação... Em 22 de abril de 1500, desembarcaram em solo brasileiro os portugueses da frota de Pedro Álvares Cabral, assim, de modo bastante eurocêntrico, inicia a história do Brasil que é dividida em Colônia, Império e República. Tudo isso sem levar em conta, que o território brasileiro era todo ocupado por muitos povos, denominado pelos portugueses de indígenas.  Nativos que viviam de uma forma muito diferente dos europeus, por isso foram chamados de selvagens. Sendo assim foram subjugados, não sendo respeitados na sua forma de viver, ignorados, perseguidos, e até mesmo tribos inteiras exterminadas.

O período Colonial começa com o descobrimento e finda com a chegada da família real que instauraria a monarquia na colônia. O Brasil serviu apenas como colônia de exploração e o principal produto explorado foi a madeira do pau-brasil que deu nome ao país.

Os portugueses contaram com a ajuda dos indígenas, que conheciam bem a Mata Atlântica, para encontrar a madeira e carregá-la até às caravelas, por meio do escambo, ou seja, trocavam o pau-brasil por qualquer bugiganga.

O período imperial inicia com a chegada de Dom João VI, rei de Portugal, ao Brasil que logo regressa a Portugal e deixa seu filho, Dom Pedro I como príncipe regente. O governo de Dom Pedro I é considerado um dos mais autoritários da história do país e é nele que se cria a Constituição de 1824 onde são estabelecidos os quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e o quarto poder, Moderador, acima de todos os outros. Devido ao seu modo de governar foi obrigado a abdicar do trono e deixar seu filho Dom Pedro II como seu sucessor, mas este não poderia assumir o poder por ser menor de idade. Então o país foi governado por um Governo Provisório até que, com o Golpe da Maioridade, Dom Pedro II assume o poder. Seu governo é marcado pela estabilidade econômica e política e pela abolição da escravatura em 1888.

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca mobiliza as tropas, ordena que Dom Pedro parta para sempre do Brasil e, assim, proclama a República.

De 1889 a 1930, depreende-se a República Velha que acabou devido à Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder, iniciava-se a Era Vargas. Entre 1946 e 1964 instaura-se o Período Liberal representado por Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.

Logo, em 1964 um Golpe implanta a ditadura militar no país, período0 marcado por repressão, tortura, censura e prisões que só finda em 1985.

Tal fato permite eleições diretas para presidente elegendo Tancredo Neves, primeiro presidente eleito, após esse terrível período de Ditadura Militar, que falece às vésperas da posse, assumindo a presidência seu vice José Sarney. O período citado recebe o nome de Nova República no Brasil.

GEOGRAFIA

IMPORTANTE CONHECER O CONCEITO E MEMORIZAR OS TERMOS ABAIXO.

                                                    

GLOBALIZAÇÃO

 

  Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX.  Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

  O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

As interligações comerciais estão no nosso dia. Exemplo: artigos de outros países; lojas de materiais baratos (lojas de R$1,99); informações via satélite; internet. Tudo isso evidencia características de GLOBALIZAÇÃO.

 DIVISÃO DO GLOBO EM PÓLOS DE INFLUÊNCIA

A-              MUNDO BIPOLAR – Divisão em Bloco de influência dos EUA e da antiga União Soviética. Nesta época, o confronto entre estes dois países era denominado: GUERRA FRIA. Esta época ocorreu até o século XX.

B-              MUNDO MULTIPOLAR – Divisão do mundo atual em vários polos de influência. Atualmente, no início do século XXI, temos 3 grandes polos de influência:

-  EUA

-  UNIÃO EUROPÉIA

-  JAPÃO

 

 CARACTERÍSTICAS DO 3º MUNDO

 

              A expressão “Terceiro Mundo surgiu na época da Guerra Fria, denominando os países que não estavam nem do lado dos EUA nem do lado da

URSS, os chamados “não – alinhados

              Países considerados subdesenvolvidos

              Atualmente o termo “terceiro mundo” não serve mais para o mesmo propósito de designar os não-alinhados, mas é substituído por um outro termo que ainda é fruto de uma polarização mundial, a econômica. Os países do terceiro mundo são chamados hoje de países em desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário