Quem sou eu

Minha foto
Brazil
O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EF - ÁREA IV

 

Disciplina: História NEEJA

Componente: Ensino Fundamental

Professora: Bárbara Massmann

 

A CONTAGEM DO TEMPO HISTÓRICO



O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo, datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.

O ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais importante. O ano de 2021, em nosso calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o nascimento de Jesus, e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano apareceu na Terra, há cerca de quatro milhões de anos.

Como podemos perceber, o nascimento de Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os anos e séculos antes do nascimento de Jesus são escritos com as letras a.C. e, dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual a 127 anos antes do nascimento de Cristo. Os anos e séculos que vieram após o nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127.

Observe o exemplo na linha do tempo:

O ano do nascimento de Cristo é o ano 1 da Era Cristã. Note, na linha de tempo acima, que a contagem de tempo antes do nascimento de Cristo é decrescente. Assim, o século I a.C. começou no ano 100 a.C. e terminou no ano 1 a.C.

 

Agora é com você!

1.    Quando o século III a.C. começou? _______ Quando ele terminou? ________

2.    E o século II a.C.? Começou no ano ________ e terminou no ano __________

3.    E o século I? Começou no ano ________ e terminou no ano __________

4.    E o século III? Começou no ano ________ e terminou no ano __________




Área 4 - Geografia -Ens.Fund.

Prof Sebastião

Astronomia - Estações do Ano

 

As estações do ano, verão, outono, inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada um desses períodos apresenta características diferentes dos demais.

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite. A Terra também realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios. A translação é, portanto, o movimento responsável pela existência das estações do ano, visto que estas são definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol. Por isso, as estações não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois hemisférios.

QUESTÕES COMENTADAS

 

1.      Qual é o movimento terrestre responsável pela ocorrência das estações do ano?

a) Nutação.b) Transformação c) Rotação. d) Translação. e) Mutação.

Alternativa D.

O movimento de translação é o responsável pela ocorrência das estações do ano. A partir dele, o planeta gira em torno do Sol, dando origem, junto com a inclinação do eixo terrestre, às características das estações.

2.     O fenômeno astronômico do __________________ é caracterizado pela maior incidência da radiação solar em um determinado hemisfério. Ele é responsável pelas estações do ano verão e inverno.

Qual termo completa corretamente a lacuna acima?

a) Veranico  b) Chuva de monções  c) Eclipse  d) Equinócio  e) Solstício.

Alternativa E.

O solstício marca a passagem das estações verão e inverno. Ele tem sua origem em um evento astronômico caracterizado pela ocorrência de uma maior insolação em um determinado hemisfério. Desse modo, quando há uma maior insolação no Hemisfério Norte, ocorre o início da estação verão nesse hemisfério e do inverno no Hemisfério Sul. Já quando há uma maior insolação no Hemisfério Sul, é verão nesse hemisfério e inverno no Hemisfério Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário