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O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Felipe Roberto Sehn iniciou suas atividades no mês de dezembro de 2002. Localiza-se na Rua Epitácio Pessoa, n° 380 no município de Carazinho/RS (telefone: 054 – 33312271). O Regimento organiza a identidade do Núcleo para a oferta e certificação via exames fracionados que visa garantir a certificação de jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio via exames fracionados. O principal objetivo dos exames fracionados é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade na idade regular. Dessa forma, o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. São oferecidas no Núcleo aulas de apoio, para os estudantes que assim desejarem, nas diferentes áreas do conhecimento.

EM. ÁREA III

 

ÁREA III – BIOLOGIA

Professor Milton

Exercícios De Fixação.

  1)    Sabemos que as enzimas possuem papel fundamental nas reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Marque a alternativa que indica corretamente a função dessas substâncias orgânicas nas reações do nosso organismo.

a) As enzimas atuam retardando a velocidade de uma reação.

b) As enzimas atuam aumentando a velocidade de uma reação.

c) As enzimas não atuam na velocidade de uma reação.

d) As enzimas atuam apenas degradando substâncias.

2)    A digestão é um processo que se inicia na boca com o auxílio dos dentes e da substância produzida pelas glândulas salivares. Masque a alternativa que explica corretamente que substância é produzida por essas glândulas.

a) As glândulas salivares produzem a saliva, uma secreção que contém a enzima pepsina, responsável pela quebra dos peptídeos.

b) As glândulas salivares produzem a saliva que contém diversas enzimas, tais como lactase, sacarase e maltase.

c) As glândulas salivares produzem a bile, substância que age na quebra de gorduras.

d) As glândulas salivares produzem a saliva, uma secreção onde se encontra a enzima ptialina.

e) As glândulas salivares produzem peptidase, uma substância que age sobre as gorduras.

3)    As enzimas são substâncias que participam de reações biológicas, aumentando a velocidade do processo. Assinale a alternativa em que está indicada a natureza dessa substância:

a) Lipídio.

b) Sal mineral.

c) Carboidrato.

d) Proteína.

e) Fibra.

4)    As enzimas são moléculas polipeptídicas de grande tamanho que muitas vezes apresentam uma forma globosa. Elas são capazes de interagir com substratos e atuar como catalisadores biológicos. O nome dado à região da enzima capaz de interagir com o substrato é:

a) sítio ativo.

b) núcleo ativo.

c) neurotransmissor.

d) complexo enzimático.

e) cofator.

 

GABARITO.

 

1)   b”. As enzimas atuam aumentando a velocidade de uma reação e, por isso, são consideradas catalisadores biológicos.

2)   d” As glândulas salivares produzem a saliva, uma secreção onde se encontra a enzima ptialina.

3)   d” Proteína.

4)   a” sítio ativo.

Exercícios de velocidade média

Física

Sabendo que:

Onde,

Vm: velocidade média

∆S: deslocamento ou distância percorrida

T: tempo

 

1.       Ao passar pelo marco "km 200" de uma rodovia, um motorista vê um anúncio com a inscrição "Abastecimento e Restaurante a 30 minutos". Considerando-se que esse posto de serviços se encontra junto ao marco "km 260" dessa rodovia, pode-se concluir que o anunciante prevê, para os carros que trafegam nesse trecho, uma velocidade média, em km/h, de:

a) 80             b) 90      c) 100   d) 110   e) 120   f) 130

 

2. Um automóvel mantém uma velocidade escalar constante de 72,0 km/h. Em 1h10min ele percorre, em quilômetros, uma distância de:

a) 79,2          b) 80,0 c) 82,4                  d) 84,0                 e) 90,0                  f) 100,0

 

3. Para atravessar um túnel de 1.800 m de comprimento, um trem de 400 m de comprimento, com velocidade de 20 m/s, gasta um tempo de:

a) 10 s          b) 1 min               c) 200 s                d) 1min50s         e) 2min 50s        f) 3min 50s

 

4. Uma lesma percorre 4 m para chegar a uma flor. A lesma parte de uma velocidade constante de 3 cm/s. Determine quanto tempo, em segundos, a lesma gasta para chegar à flor.

a) 10 s          b) 13 min            c) 133,3 s            d) 1min50s         e) 2min 50s        f) 3min 50s 2

 

5. Um corpo, abandonado do alto de uma torre de 125 m de altura, chega ao chão em 5s. Qual a velocidade média do corpo no trecho percorrido?

a) 900 m/s                  b) 500 m/s          c) 250 m/s          d) 50 m/s             e) 25 m/s

 

6. Partindo do repouso, um avião percorre uma pista de 2,0 km atinge a velocidade média de 360 km/h. Qual foi o tempo gasto pelo avião para percorrer essa pista?

a) 20 s          b) 200 s                c) 2 min              d) 0,2 h                e) 0,02 h

 

7. Um automóvel passa pelo km 40 de uma rodovia às 14 horas e pelo km 250 às 17 horas. Calcule a velocidade escalar média do automóvel nesse intervalo de tempo.

a) 70 km/h                  b) 60 km/h         c) 50 km/h          d) 40 km/h          e) 30 km/h

 

Respostas:

1 B 2 D 3 D 4 C 5 E 6 A 7 A

ÁREA III - QUÍMICA

1. Por segurança o elemento químico fósforo é apresentado nas paredes das caixas de fósforo e não na cabeça do palito. No palito há compostos de enxofre, cloro, oxigênio e potássio que estão presentes na tabela periódica. Os elementos em negrito acima citados, possuem os respectivos símbolos:

a) P, S, Cl, O, K

b) O, P, K, S, Cl.

c) P, S, Cl, O, K.

d) O, K, S, P, Cl.

 

2. Qual das misturas a seguir é sempre homogênea?

(a) Água e óleo

(b) Água e álcool

(c ) Água e areia

(d) Ferro e areia

 

3. A vantagem do uso da panela de pressão é a rapidez para o cozimento de alimentos e isso se deve:

(a)  À pressão no seu interior, que é igual à pressão externa.

(b)  À temperatura de seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local.

(c)   À quantidade de calor adicional que é transferida à panela.

(d)  À quantidade de vapor que está sendo liberada pela válvula.

 

4. A areia é a matéria-prima para fabricação de vidro. Um processo de transformação química ocorre quando ele é aquecido com outras substâncias, saindo como produto desse processo, o vidro que conhecemos. Nesse caso, dizemos que se trata de um fenômeno químico ou transformação química, pois estamos modificando sua estrutura. São fenômenos químicos também: a reação da bateria que produz eletricidade e o processo de fabricação do plástico, entre outros. Após produzido o vidro, podemos moldá-lo, usando o sopro. Com isso não há modificação na sua estrutura, ou seja, modificou-se a forma, mas continua sendo vidro. Isso é uma transformação chamada de fenômeno físico. Assim, outro exemplo de fenômeno físico é a:

a) Formação do papel usando celulose.

b) Digestão dos alimentos.

c) Queima do gás no fogão.

d) Extração de um dente

 

5. Considere as afirmativas

I) O átomo é maciço e indivisível

II) O átomo é um grande vazio com um núcleo muito pequeno, denso e positivo no centro.

I e II pertencem aos modelos atômicos propostos, respectivamente, por:

(a) Dalton e Thomson

(b) Rutherford e Bohr

(c )Dalton e Rutherford

(d) Thomson e Rutherford

 

6. O vinagre tem caráter ácido, pois nele encontramos predominantemente:

(a) Ácido sulfúrico

(b) Ácido carbônico

(c ) Ácido nítrico

(D) Ácido acético

 

     Gabarito:

 

1.    C

2.    B

3.    B

4.    D

5.    C

6.    D


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